Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, fevereiro 18, 2022

Prefeito e vice-prefeita de Vilhena, RO, têm mandatos cassados pelo TRE

 Ao g1, a Prefeitura de Vilhena informou que a decisão é de segunda instância e cabe recurso. Enquanto espera pelo trânsito em julgado, o prefeito e a vice dizem que seguem trabalhando normalmente.

Por Ana Kézia Gomes, g1 RO

 


Os dois foram condenados por abuso de poder político e prática de condutas vedadas aos agentes públicos, segundo o TRE.

Entre as suspeitas, havia o uso indevido das redes sociais da Prefeitura de Vilhena durante a campanha eleitoral de 2020. Na situação, a máquina pública teria sido utilizada para favorecer o candidato à reeleição.


O caso já estava em análise, mas por causa de um pedido de vista dos autos feito pelo desembargador Kiyochi Mori, presidente do TRE-RO, a sessão de julgamento feita no dia 31 de janeiro havia sido suspensa.

Na sessão desta quinta-feira (17), o presidente do tribunal, votou para extinguir o processo "por ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo", voto que foi acompanhado pelo juiz Clênio Amorim.

Já o relator, juiz Edson Bernardo, votou pela condenação dos envolvidos ao pagamento de multa pelas práticas de:

  • condutas vedadas aos agentes públicos, referentes ao uso de bens da prefeitura,
  • uso de servidores durante o expediente para gerenciar as redes sociais dos candidatos,
  • distribuição gratuita de alimentos em ano eleitoral sem cumprimento dos requisitos previstos na lei eleitoral.

Acompanharam o voto do relator, o desembargador Miguel Mônico e os juízes Francisco Borges, João Rolim, Clênio Amorim e Walisson Gonçalves.

Por maioria, a corte considerou que os fatos configuram também a prática de abuso de poder político e determinou a cassação do diploma de Eduardo Japonês e Patrícia Aparecida da Glória, além da inelegibilidade por oito anos, contando a partir das eleições de 2020.

Ao g1, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Vilhena informou que a decisão é de segunda instância e cabe recurso e como a recomendação de cassação e novas eleições apenas acontecem após trânsito em julgado, ou seja, após acórdão no Tribunal Superior Eleitoral em Brasília, por enquanto, o prefeito e a vice continuam normalmente no cargo.

Nas redes sociais, Eduardo Japonês se manifestou dizendo que segue trabalhando normalmente.

"A decisão de hoje é de segunda instância e cabe recurso. Temos 46 obras em andamento na cidade. Vamos trabalhar!", disse o prefeito.

O TRE informou ainda que em razão da cassação, foi determinada a realização de novas eleições, após o julgamento de eventual recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

https://g1.globo.com/


Em destaque

PT não tem forças para competir, mas influirá na eleição da Câmara

Publicado em 23 de outubro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Cabral (Arquivo Google) Dora Kramer Fol...

Mais visitadas