Publicado em 6 de outubro de 2021 por Tribuna da Internet
Carlos Newton
Na internet, moderar um blog de debate político e econômico não é nada fácil. A todo momento o editor pode ser tido como um reles censor, mas não é assim que a banda toca. Ao contrário da imensa maioria dos espaços do web, esta Tribuna da Internet não está a serviço de nenhuma doutrina, partido ou ideologia.
Quem circula por aqui sabe que o editor-chefe e criador da TI é simpático ao marxismo e admirador, em especial, de Friedrich Engels, cuja família era proprietária de uma das primeiras multinacionais do planeta. Ou seja, para Engels, os interesses dos trabalhadores eram mais importantes do que seus próprios interesses e de sua família. Um ser humano verdadeiramente admirável.
AGRADECIMENTO – De toda forma, historicamente é preciso agradecer a Karl Marx e Friedrich Engels a humanização do capitalismo e a criação do Estado do Bem-Estar Social. Ao lutar pelos direitos sociais, eles foram benfeitores da humanidade, não há dúvida. Mas este Blog não está a serviço da ideologia deles. Pelo contrário. Como o grande poeta Cazuza, estamos procurando uma ideologia para viver, porque o marxismo é utopia para daqui a milênios, talvez.
O certo é que, na Tribuna da Internet, não permitiremos ofensas nem zombarias a comentaristas. Podem me chamar de censor, mas aqui nenhum gabinete do ódio, seja de que partido for, vai ofender ou ridicularizar quem participa dos debates.
É sabido que os tais robôs cibernéticos, criados na intolerância e que não conhecem a civilidade, vão à loucura quando cerceamos suas agressividades, mas é assim que vai ser.
PALAVRÕES E MAÍÚSCULAS – E nada de xingamentos nem de expressões chulas. Além disso, os textos com maiúsculas serão deletados, É um aviso que faço ao Leão da Montanha e seus admiradores, ao Willy Sandoval, ao Luiz Carlos Balreira e aos demais que insistem em usar maiúsculas. Aqui, não é preciso GRITAR!