Publicado em 9 de outubro de 2021 por Tribuna da Internet
Augusto Tomazini
Nesses tempos de obscurantismo e radicalização, nunca é demais agradecer a Karl Marx e Friedrich Engels o esforço que fizeram para evolução da humanidade, através da humanização do capitalismo. Agradeçamos também a pintores como Goya, porque psicopatas hoje no poder odeiam as Artes.
“O sono da razão produz monstros”, imagem ícone do Iluminismo, belamente desenhada por Goya, é novamente atual do Brasil ao Afeganistão, cada qual com seus fanáticos.
TREVAS NO AFEGANISTÃO – Tomemos como exemplo o que ocorre na Ásia Central, onde as mulheres estão fadadas a voltar à escravidão. Os Mulás e Mujahidins no Afeganistão são principalmente latifundiários polígamos que tratam as mulheres como mercadoria.
O povo afegão, composto por várias etnias distribuídas em território vastamente montanhoso, tem sido reiteradamente sabotado a voltar para padrões da Idade Média.
Como ocorreu em boa parte do Sul global, a industrialização só chegou em meados do século XX, com o consequente processo de urbanização, mas nos moldes de um país sequelado pela exploração britânica. Com o crescimento da classe operária e a tomada do poder por parte dos socialistas, aprofundaram-se as mudanças sociais, despertando a ira dos Mulás latifundiários das zonas rurais.
CONQUISTAS SOCIAIS – Foram os comunistas do governo progressista do antigo Partido Democrático Popular do Afeganistão, protegido pelos russos, que implementaram reformas para tirar o país do atraso.
As mulheres de Cabul e outras cidades puderam estudar e trabalhar, porque o governo seguiu Engels em sua ideia de que as mulheres só seriam livres da dominação dos homens se tivessem rendimentos próprios. Somente assim se libertam da dominação patriarcal.
RELÍQUIAS HISTÓRICAS – Desde a Antiguidade, é um país muito importante, com pontos turísticos que relatam parte da evolução da humanidade. Mas muitos deles já foram destruídos propositadamente pelos talibãs.
O pior de tudo isso é que os mesmos países que hoje apoiam regimes em que existem a escravidão feminina, fazendo vista grossa para poderem explorar petróleo e outras riquezas, foram os que financiaram esses bárbaros que estão de volta ao poder, para seguir escravizando o povo.