quarta-feira, agosto 11, 2021

Piada do Ano! Ministério da Saúde põe sob sigilo documentos sobre compra da Covaxin

Publicado em 11 de agosto de 2021 por Tribuna da Internet

Imatge

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br0

Do UOL

O Ministério da Saúde colocou sob sigilo documentos que tratam da compra de vacinas da Covaxin. Os documentos teriam sido entregues em julho à CPI da Covid, mas a pasta decidiu restringir o acesso público em resposta a pedidos feitos em junho por meio da Lei de Acesso à Informação.

O valor do negócio para a Covaxin, de R$ 1,6 bilhão, chegou a ser empenhado (reservado para esse fim) pelo governo federal. O acordo, porém, acabou suspenso depois que os irmãos Miranda trouxeram à tona suspeitas de corrupção dentro do ministério e possível pressão interna para que o processo de importação fosse acelerado à revelia de inconsistências contratuais.

ACESSO SUSPENSO – Nos dias 16 de julho e 6 de agosto, o Ministério da Saúde descreveu o acesso aos documentos como “suspenso e restrito no momento” por estarem em fase “preparatória” — quando o processo está tramitando no órgão.

Entretanto, no dia 29 de julho, a pasta já tinha anunciado o cancelamento do contrato da Covaxin com a Precisa Medicamentos, intermediária das negociações para compra do imunizante.

Em justificativa, o Ministério da Saúde respondeu que as informações do documento “constituem fundamento de tomada de decisão, podendo sua divulgação prejudicar o andamento” por ser “preparatório”. O ministério teria ressaltado ainda que a suspensão do acesso “não caracteriza sua conclusão e encerramento”.

INQUÉRITO – Por pressão do STF, a Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu prevaricação pela forma como tratou a denúncia dos Miranda após supostamente ter sido avisado do caso.

O procurador-geral Augusto Aras se recusou a abrir a investigação, alegando que seria mais proveitoso se esperassem terminar a CPI da Covid. Mas a relatora da questão, Rosa Weber, não aceitou a alegação e mandou a Procuradoria-Geral da República abrir o inquérito.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Só pode ser Piada do Ano. Como colocar em sigilo documentos que já foram entregues à CPI e se tornaram públicos e notórios? A criatividade dessa gente realmente é espetacular(C.N.)

Em destaque

TJ vai julgar uma ação milionária que opõe Zanin ao sogro por lucros de escritório

Publicado em 1 de fevereiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Juiz barra ação de R$ 5 milhões movida por sogro...

Mais visitadas