segunda-feira, agosto 16, 2021

Lembrete! Bolsonaro chamava Bolsa Família de ʽmentiraʼ, ʽdemagogiaʼ, ʽfareloʼ e ʽesmolaʼ

Publicado em 15 de agosto de 2021 por Tribuna da Internet

Resultado de imagem para bolsa familia charges

Charge do Felipe Coutinho (Arquivo Google)

Bernardo Mello Franco

Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda uma reciclagem do Bolsa Família. O programa passará a ser chamado de Auxílio Brasil. E ganhará um reajuste de ao menos 50% no valor médio dos benefícios.

O anúncio marca mais uma guinada no discurso do capitão. Como deputado, ele foi um crítico feroz do Bolsa Família. Chamou o programa de “mentira”, “farelo” e “esmola”.

Em 2017, um ano antes de se eleger presidente, Bolsonaro declarou:

— Se para ser candidato a presidente tem de falar que vai ampliar o Bolsa Família, então vote em outro candidato. Não vou partir para a demagogia – disse, referindo-se aos petistas, que usam essa arma eleitoral.

Agora ele conta com o programa, rebatizado de Auxílio Brasil, para salvar sua campanha à reeleição.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
 Como ensina a Bíblia, “dai a César o que é de César”. A Bolsa Família foi criada no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, um dos poucos acertos de seu governo. É unificação da Bolsa Escola, criada em abril de 2001; da Bolsa Alimentação, criada em setembro de 2001, e do Auxílio Gás, criado em janeiro de 2002. Quando assumiu, no ano seguinte, Lula mobilizou o país com o Fome Zero, criado em junho de 2003, mas era uma obra de ficção, porque que a unificação do cadastro dos três programas de FHC também começou antes da posse do petista. Detalhe importantíssimo: os programas sociais de FHC beneficiavam cinco milhões de famílias, o que significa 25 milhões de pessoas. (C.N.)

Em destaque

Infraestrutura, Planejamento e Gestão: a nova dinâmica administrativa em Jeremoabo

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Prefeitura de Jeremoabo (@prefjeremoabo) .. Infraestrutura, Planeja...

Mais visitadas