Publicado em 6 de agosto de 2021 por Tribuna da Internet
Ilustração reproduzida do Arquivo Google
Carlos Newton
Como dizia Gonzaguinha, não dá mais para segurar. Embora milhões de admiradores e adoradores de Jair Bolsonaro insistam em defendê-lo, sua trajetória na Presidência chega a um final melancólico, porque ele não governa mais, não manda em ninguém, tornou- se um pato manco (“lame duck”), como os americanos classificam os presidentes que chegam desacreditados ao final do primeiro mandato, sem chances de reeleição.
É claro que, enquanto Lula existir, haverá espaço para Bolsonaro sonhar em se contrapor a ele, mas a verdade é que o capitão já teve essa oportunidade, não soube aproveitá-la, agora é tarde demais.
CONTRA O PETISMO – Bolsonaro foi eleito pelos brasileiros que não toleravam mais a enganação de Lula, o presidente que montou o maior esquema de corrupção do mundo (mensalão e petrolão), ligou-se diretamente a empreiteiras e, como dizia Cazuza, transformou o país inteiro num puteiro, ao criar um alto cargo federal para satisfazer a amante, com carro oficial, motoristas, assessores, cartão corporativo e obrigação de viajar clandestinamente com ele, para prestar serviços a bordo, depois de o amante já haver contratado a filha dela, que ninguém nem sabe se também é filha dele.
A maioria silenciosa estava cansada desse tipo de gente e votaria em qualquer um, apenas para evitar que os petistas retomassem o poder.
E assim Bolsonaro foi eleito – pelos saudosos da ditadura e pela maioria silenciosa que procurava uma saída.
“AUTOCARBURANTE” – Na época, relatamos aqui na TI que se tratava de um “idiota completo”, expressão que usei ao narrar um encontro com ele na Câmara, quando deputado federal. E previmos que, se não aceitasse a orientação dos generais, Bolsonaro não iria muito longe nem necessitaria de inimigos para atacá-lo, por se tratar de um elemento “autocarburante”, que pega fogo sozinho, nem é preciso acender o fosforo.
E agora, com quase um ano e meio de antecedência, Bolsonaro já se autocarburou todo, vai fingir que ainda comanda um desesperado e impotente final de governo, cercado de investigações pelos sete lados, como se diz no jogo do bicho.
Em tradução simultânea, ele não conseguiu cumprir a missão de combater Lula e deixou o PT se robustecer novamente. Com isso, a alternativa agora é a maioria silenciosa fechar apoio à terceira via, para votar na chapa a ser formada pelos candidatos que estiveram em terceiro e quarto lugar, nas pesquisas de abril ou maio, antes das convenções.
###
P.S. 1 – Espera-se que os banqueiros, economistas, empresários e intelectuais que divulgaram manifesto contra Bolsonaro façam o mesmo em relação ao apoio a um candidato de terceira via, que possa pacificar esse país, sem colocar os filhos no Planalto e sem dar vida de rainha à amante com utilização de recursos públicos, ou seja, do povo.
P.S. 2 – Já ia esquecendo. Se o próprio vice-presidente Mourão já defende a terceira via, nem tudo está perdido. Muito pelo contrário. (C.N.)