sábado, agosto 07, 2021

A diferença é grande entre parque de vaquejada e haras versus parque de exposição.

                                              Foto Divulgação -


vaquejada é uma atividade cultural do Nordeste brasileiro,[1] citada por alguns como um esporte,[2][3] na qual dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo, entre duas faixas de cal do parque de vaquejada. Muito popular na segunda metade do século XX, passou a ser questionada a partir da década de 2010 por ativistas dos direitos dos animais em virtude dos possíveis maus-tratos aos bois.[4]  (Wikipédia, a enciclopédia livre).

Com isso quero alertar que em Jeremoabo só existe um Parque de Exposição, obra  milionária custeada e mantido através do erário público, mesmo assim desconhecemos qual o MMMMMISTÉRIO, ENIGMA  OU OBSESSÇÃO  do prefeito juntamente com seus aloprados a todo custo querer demolir, jogado o dinheiro do povo no  esgoto da improbidade.


Um parque de exposições é um local com múltiplos usos e atividades específicas para realizações de feiras e eventos nos mais diferentes setores. O foco de um parque é a venda e exposição de produtos, com objetivo de proporcionar visibilidade aos participantes, atrações para os visitantes, e incremento econômico para a cidade e região.

 Os eventos são uma das formas de maior e melhor meio de desenvolvimento nacional, do fomento da economia e da geração de empregos (BRITO; FONTES, 2002, apud OLIVEIRA; JANUÁRIO, 2007), o qual é facilmente comprovado, levando em consideração que autoridades governamentais, empresas privadas e diversos profissionais já estão cientes dos benefícios causados por tal atividade, desta forma há inúmeros investidores neste setor, que está em constante crescimento no país.

 Segundo Melo Neto (2000) apud Oliveira e Januário (2007), um evento serve para a promoção de entretenimento e lazer, informação, educação, conscientização do público, mobilização, desenvolvimento do exercício da cidadania, serve para relembrar fatos, comemorar feitos históricos, fixar datas cívicas, festas religiosas, tradições, também para divulgar trabalhos e promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia, cultura e artes. Outro ponto importante para a realização de um evento é sua necessidade de infraestrutura adequada, seja básica (saneamento, água tratada, redes e tratamento de esgoto), de apoio (transporte, hospitais, segurança pública) ou turística (meios de hospedagem e restaurantes). A devida realização de um evento pode trazer melhoria desses serviços urbanos no município em que se realiza, e consequentemente a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes (OLIVEIRA; JANUÁRIO, 2007).

No município de Ajuricaba, o principal evento turístico que acontece é a Feira Nacional do Peixe Cultivado – FENAPE, a qual é realizada a cada dois anos com a intenção de divulgar o produto (peixe) produzido pelos munícipes, fomentando assim a comercialização e produção do mesmo. A questão é a falta de espaço adaptado para a realização deste evento, pelo fato do aumento do número de visitantes a cada edição. 

A cidade não possui infraestrutura adequada para a promoção do evento, sendo que segundo os organizadores, visitam a feira cerca de 30 a 50 mil pessoas durante os 04 dias de feira. A mesma acontece em um espaço de uso público, o qual se localiza na zona urbana da cidade, causando conflito de uso.

 Os responsáveis pela feira organizam shows e apresentações culturais em espaços abertos, montando estruturas provisórias para suprir as necessidades, muitas vezes deixando em risco os visitantes, sem plano de prevenção contra incêndios e sinistros, sem projeto elétrico adequado para suprir a demanda, abastecimento de água, banheiros entre outros. Além de todos os atrativos já oferecidos pela feira, a cidade carece de espaços para eventos fora de época, para dar continuidade ao turismo, realizar mais shows, apresentações, jantares, bailes, festas como aniversários e casamentos, reuniões e eventos de interesse público. Estes eventos incentivam o progresso da cidade, tendo a cada edição um número maior de público, estendendo suas programações, trazendo novas atrações e investindo cada vez mais no turismo da cidade.

 Além do comércio o foco atual da feira é a produção e criação de peixes na região, uma das formas de renda dos munícipes, aumentando sua visibilidade, oferecendo atração e uma culinária específica, com jantares, almoços e lanches a base de peixe, mostrando uma cultura diversificada para seus visitantes. A vitrine que a feira proporciona aos moradores da cidade e região é de extrema importância para a sucessão da atividade da piscicultura, de forma a incrementar a atividade e incentivar a sua continuidade na região. 

https://home.unicruz.edu.br/

PARQUE DE EXPOSIÇÕES PARA O MUNICÍPIO DE AJURICABA.pdf


Nota da redação deste Blog - Com isso quero dizer que é uma falácia dizer que em Jeremoabo existem inúmeros Parques de Exposição.

Em segundo lugar alerto para a população que o prefeito de Jeremoabo demolindo o Parque de Exposição de Jeremoabo está jogando o dinheiro suado do povo na lata do lixo, aliás como o dinheiro não é dele, dane-se o povo.

A ONGTRANSPARÊNCIAJERMOABO já está preparando uma exposição de motivos para comunicar ao Governador do Estados e demais secretários envolvido no caso, que desativar o único Parque de Exposição de Jeremoabo é cometer um crime contar o Município de Jeremoabo.

A ONGTANSPARENCIAJEREMOABO já solicitou dos seus colaboradores jurídicos que estudem a possibilidade de entrar com um EMBARGO contra esse ato de insanidade e falta de noção.

Espera-se que os vereadores da oposição não embarquem nessa canoa furada, nessa desventura.


Em destaque

UPB defende São João com responsabilidade fiscal e combate à cartelização de cachês

  UPB defende São João com responsabilidade fiscal e combate à cartelização de cachês Por  Redação 31/01/2026 às 09:51 Foto: Divulgação O pr...

Mais visitadas