Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, maio 29, 2020

Bolsonaro defende apoiadores e critica inquérito das fake news: “Não tem base legal, é inconstitucional”

Posted on 

Bolsonaro diz que alvos de buscas “respeitam a família e são armamentistas”
Bianca Gomes
Estadão
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, dia 28, que o inquérito das fake news “não tem base legal nenhuma” e é “inconstitucional”. Em transmissão ao vivo no Facebook, o mandatário criticou a ação de buscas e apreensão da Polícia Federal na última terça-feira, dia 27, que mirou nomes ligados ao “gabinete do ódio” e seus aliados.
“Estou chateado com o inquérito, sim. É um inquérito que não tem base legal nenhuma, é inconstitucional.” Bolsonaro afirmou ainda que os alvos de busca e apreensão da PF são “pessoas de bem” e que apoiam o seu mandato. “São conservadores, respeitam a família, são armamentistas, defendem o livre mercado, são pessoas normais”, disse o presidente, acrescentando que desconhece qualquer uma que tenha uma vida pregressa que comprometa.
“TRISTE” – O presidente classificou o dia da operação como “triste” para todos aqueles que amam a liberdade de  imprensa e lutam por um País democrático. O inquérito das fake news foi aberto em março do ano passado para apurar ameaças, ofensas e fake news disparadas contra os integrantes do Supremo e seus familiares.
Na operação da última terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes determinou a oitiva de oito deputados, a quebra do sigilo bancário e fiscal dos supostos financiadores do esquema de disseminação de “notícias falsas” e ainda o cumprimento de 29 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.
Entre os alvos de buscas estão Roberto Jefferson Monteiro Francisco, ex-deputado e presidente do PTB; preso no mensalão e hoje aliado do presidente, e Luciano Hang – empresário bolsonarista dono das lojas Havan.
VAGA NO SUPREMO – Bolsonaro afirmou que o nome do procurador-geral da República, Augusto Aras, não está previsto para as duas próximas vagas que vão abrir no STF. “Tem uma vaga prevista para novembro e outra pro ano que vem. O Aras, nessas duas vagas, não está previsto”, disse o presidente. Porém, se aparecer uma terceira vaga para a Corte, o presidente afirmou que o nome de Aras “entra fortemente”.
A primeira vaga aberta será a do ministro Celso de Mello, que se aposenta em novembro aos 75 anos, idade da aposentadoria compulsória. Em 2021 será a vez do ministro Marco Aurélio Mello, que completa 75 anos em julho.
O presidente disse que um dos indicados para o STF será evangélico, pois há um “compromisso” dele com a banca.”Uma pitada de religiosidade de cristianismo é muito bem-vindo”, afirmou.

Em destaque

José Dirceu contesta Lula e defende corte de ‘supersalários’ de militares

Publicado em 29 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Dirceu diz que militares receberam favorecimentos d...

Mais visitadas