Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, março 21, 2019

MDB lamenta 'postura açodada da Justiça' após prisão de Michel Temer



Por G1


Em imagem de arquivo, o ex-presidente Michel Temer — Foto: Marcos Corrêa/PR/DivulgaçãoEm imagem de arquivo, o ex-presidente Michel Temer — Foto: Marcos Corrêa/PR/Divulgação
Em imagem de arquivo, o ex-presidente Michel Temer — Foto: Marcos Corrêa/PR/Divulgação
MDB divulgou nota nesta quinta-feira (21) criticando a prisão do ex-presidente Michel Temer, classificando a postura como açodada, que significa apressada ou acelerada. O ex-presidente foi detido em São Paulo pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro. Os agentes também prenderam o ex-ministro Moreira Franco no Rio. A PF cumpre mandados contra mais seis pessoas, entre elas empresários.
"O MDB lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa", informou o partido em nota.

Ordem de prisão e buscas

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. Desde quarta-feira (20), a PF tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.

Inquéritos contra Temer

Temer é um dos alvos da Lava Jato do Rio. O caso trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.
Além deste inquérito, o ex-presidente Michel Temer responde a nove inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Os inquéritos foram enviados à primeira instância.

Em destaque

CPI vai apurar denúncias contra prefeito e presidente da Câmara de Lagoa Real por supostos pagamentos para empresas “laranjas”

By Maetinga Notícias 29 de abril de 2024                                                            FOTO/DIVULGAÇÃO: REDES SOCIAIS Facebook ...

Mais visitadas