Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, maio 16, 2007

Conflito entre ciganos e PMs deixa seis mortos

Mal-entendido em um bar de Guanambi evolui para troca de tiros, que termina em matança


Marcelo Brandão
Seis pessoas morreram durante um confronto envolvendo ciganos e policiais militares, em Guanambi, município da Serra Geral a 796km de Salvador. O conflito começou anteontem à noite, num bar situado no bairro Brasília, e teve origem num mal-entendido: um grupo de ciganos atirou no tenente PM Gilson Santiago Messias Júnior, 23 anos, confundindo-o com um homem que espancara um adolescente de sua comunidade, pouco antes. Houve troca de tiros e, além do oficial, tombaram mortos o comerciante Paulo Sérgio Castro Araújo, 29 anos, dono do estabelecimento, e quatro ciganos de uma mesma família.
Os ciganos que morreram no episódio foram identificados como os irmãos Castiliano, Renê e Renan de Oliveira, mais o tio deles Carleone de Oliveira, 25. Outros 11 ciganos foram presos e autuados por duplo homicídio. A polícia apreendeu em poder dos acusados seis armas de fogo, várias facas e facões, além de sete veículos.
De acordo com registro na delegacia local, o confronto começou por volta das 22h30, quando 12 ciganos invadiram o bar Champagner, na Praça Domingos Jesulino Pereira, onde o policial militar estava com a namorada. O cigano Odacir de Oliveira, 31, que já se encontrava na casa comercial, fez um sinal, apontando o tenente para o grupo.
Os recém-chegados atiraram no PM, que revidou. Mesmo atingido com três tiros entre o pescoço e o tórax, o policial conseguiu balear Odacir num dos joelhos e Castiliano, que acabou morrendo no local. O dono do bar também foi ferido por três disparos.
Perseguição - Antes de fugirem, os ciganos ainda esfaquearam o tenente Gilson e o comerciante Paulo, que não resistiram aos ferimentos e morreram no local. O grupo escapou em vários carros, levando Odacir até deixá-lo no Hospital Regional de Guanambi. Acionada por testemunhas, a polícia mobilizou várias guarnições do 17º Batalhão da PM (Guanambi) que saíram em perseguição ao grupo.
Dois dos ciganos foram mortos na cidade de Caetité, a cerca de 40km de Guanambi, num suposto confronto com policiais militares. O outro tombou também numa alegada troca de tiros com PMs, esta em Palmas de Monte Alto, município a aproximadamente 35km de Guanambi.
Equipes das polícias Civil e Militar realizaram uma megaoperação para capturar os envolvidos. Odacir foi preso no hospital, enquanto outros dez ciganos foram detidos quando tentavam fugir. Com eles, foram encontrados quatro revólveres calibre 38 e um 32, uma pistola calibre 9mm, além de sete carros. Todos foram autuados em flagrante pelo delegado Marcelo Buzzato, plantonista da delegacia de Guanambi.
Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

São ingênuos ou simulam otimismo os que enxergam “paz” na crise entre Lira e Lula

Publicado em 26 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Miguel Paiva (Brasil 247) Dora Kramer Fol...

Mais visitadas