Publicado em 19 de abril de 2023 por Tribuna da Internet
Elio Gaspari
O Globo/Folha
O general da reserva Eduardo Pazuello pode ter sido um ministro desastroso na Saúde, mas entrou com o pé direito na Câmara dos Deputados. Apresentou uma proposta de emenda constitucional acabando com o instituto da reeleição de presidentes, governadores e prefeitos.
Pela proposta, a reeleição seria vedada a partir de 2030, para preservar o direito dos atuais ocupantes dos cargos.
MAIOR PRAGA – A reeleição é hoje a principal praga do sistema político brasileiro. Seu patrono, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, já admitiu:
“Devo reconhecer que historicamente foi um erro: se quatro anos são insuficientes e seis parecem ser muito tempo, em vez de pedir que, no quarto ano, o eleitorado dê um voto de tipo plebiscitário, seria preferível termos 1 mandato de 5 anos e ponto final.”
FREADA BRUSCA – Há poucas semanas, Lula disse que ficou surpreso quando soube que a montadora Mercedes deu férias coletivas a seus funcionários. Pelo menos cinco outras montadoras haviam feito o mesmo. Afinal, elas tinham 187 mil veículos encalhados nos pátios.
Ainda não passou um mês e o encalhe passou a ser de 237 mil veículos. A Mercedes mudou seu patamar e anunciou a dispensa de 1.200 trabalhadores por três meses. Durante o período da dispensa, quem ganha até R$ 2.230 será protegido pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador. Se necessário, a montadora cobrirá a diferença para quem ganha mais que isso.
A Mercedes anunciou também a redução de um turno por três meses na sua fábrica de caminhões, a partir de maio.