Imagens do 8 de janeiro no Palácio do Planalto mostram tropa do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) rindo em meio ao ataque
O GSI divulgou, no final de semana, mais de 400 arquivos inéditos com as gravações de câmeras de segurança dos prédios dos Três Poderes durante o 8 de janeiro
Novas imagens de câmeras de segurança mostram integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) rindo e conversando enquanto o Palácio do Planalto era invadido no dia 8 de janeiro.
No final de semana, o GSI divulgou outras imagens internas – além das que foram exibidas de forma exclusiva pela CNN na quarta-feira (19) – que flagraram o ataque aos Três Poderes, em Brasília. Ao todo, foram disponibilizados mais de 400 arquivos de gravações.
Em um dos vídeos, é possível ver cerca de 14 membros do GSI no subsolo do Palácio do Planalto dando risadas e conversando enquanto o prédio era invadido e depredado nos andares superiores. Um deles parece estar assistindo a vídeos dos atos criminosos que estavam acontecendo no seu celular.
Imagens divulgadas pela CNN
No dia 19, a CNN divulgou, com exclusividade, imagens de 22 câmeras do circuito de segurança do Palácio do Planalto que mostram a ação dos agentes do GSI durante a invasão ao prédio. As imagens revelam que o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança da Presidência da República esteve no Palácio no momento da invasão. O general Gonçalves Dias aparece circulando entre os invasores.
No mesmo dia 19, Dias pediu demissão do cargo de ministro. No Congresso, também como efeito da divulgação das imagens pela CNN, a base aliada do governo passou a apoiar a instalação de uma CPMI para investigar os atos de 8 de janeiro.
A íntegra das imagens que envolvem o ex-ministro e os criminosos que invadiram o Palácio do Planalto foi disponibilizada pela CNN em todas as suas plataformas na quinta-feira, dia 20.
Os vídeos divulgados com exclusividade pela CNN no último dia 19 foram gravados por 22 câmeras diferentes. Nessas imagens, obtidas em primeira mão pela emissora, não havia ainda o registro do momento em que o presidente Lula chegou ao Palácio do Planalto para avaliar os danos provocados pelos criminosos.
Por Fernanda Pinotti
CNN