Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, fevereiro 21, 2022

Presidente do STF vai levar para ministros propostas de reajuste salarial de juízes

Presidente do STF vai levar para ministros propostas de reajuste salarial de juízes
Foto: Divulgação

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, se comprometeu com a Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) a analisar a possibilidade de encaminhar um projeto de lei para o Congresso para aumentar o salário dos juízes. O aumento seria uma espécie de recomposição remuneratória por perdas inflacionárias nos vencimentos da categoria. 

 

“A partir do pedido da AMB, o STF vai analisar a possibilidade de encaminhar o projeto de lei para a recomposição remuneratória da magistratura, que está prevista na Constituição Federal”, afirmou o presidente do STF, Luiz Fux, na reunião com a classe, realizada na última quarta-feira (16). O encontro reuniu membros da diretoria e presidentes das associações filiadas, como a Associação de Magistrados da Bahia (Amab) para discutir sobre os interesses da magistratura e divulgar ações dos órgãos da AMB.

 

No início da reunião, o presidente do STF ouviu as demandas da magistratura, colocou-se à disposição dos magistrados e comentou sobre o pedido feito pela AMB, no início de fevereiro, com relação à recomposição remuneratória. “Sou juiz de carreira e entendo as demandas da magistratura”, declarou Fux. Ele se comprometeu a submeter o pedido à sessão administrativa com os outros ministros.

A presidente da AMB, Renata Gil, declarou que o presidente do STF “é o chefe do nosso Poder e é juiz de carreira, sabe nossas demandas e dificuldades”. “Temos muita esperança e confiança na sua atuação”, enfatizou.

 

Juntamente com a recomposição dos subsídios, a categoria pleiteia a Valorização do Tempo da Magistratura (VTM). “O VTM é nossa grande esperança, o caminho está muito claro e aberto. Nos meus encontros com parlamentares, só ouvi encaminhamentos positivos”, ressaltou Renata Gil.

 

Ainda quanto à atuação legislativa da AMB, a diretoria informou sobre as situações da PEC 187/2012 (Eleições Diretas), do PL 6726/2016 (Teto Remuneratório) e da PEC 162/2019 (Permuta entre juízes de direito). O coordenador da Justiça Estadual, Frederico Mendes Júnior, destacou o avanço da PEC da Permuta com a leitura do relatório para discussão e votação do parecer nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados.

Bahia Notícias

Em destaque

Canal do Sertão Baiano promete levar água do Rio São Francisco para 1,2 milhão de pessoas em 44 municípios do semiárido

  29 de outubro de 2024                                     Captação será feita no Projeto Público de Irrigação Salitre - Foto: Codevasf O C...

Mais visitadas