Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, fevereiro 19, 2022

Federação entre PT e PSB esfria, e Lula vai encontrar França para superar impasse em SP

Publicado em 19 de fevereiro de 2022 por Tribuna da Internet

centrão quer coligações

Charge do Gilmar (Arquivo Googgle)

Carolina Linhares, Julia Chaib e Victoria Azevedo
Folha

Em meio aos desentendimentos entre PT e PSB para a formação de uma federação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá ter um encontro com o ex-governador Márcio França (PSB) na tentativa de resolver um dos principais entraves na negociação entre os partidos: a eleição de São Paulo. O PT está decidido a lançar o ex-prefeito Fernando Haddad (SP) na disputa pelo governo paulista. Já França não abre mão de se candidatar ao Palácio dos Bandeirantes pelo PSB.

Sem resolver essa questão, tanto petistas como integrantes do PSB avaliam que a federação, que prevê a união formal dos partidos ao longo de quatro anos, tende a não sair do papel. Além desse, há outros imbróglios que travam o acordo entre as siglas, que também conversam com PV e PC do B para formar a união de partidos.

MUITOS PROBLEMAS – Entre os impasses, estão a disputa aos governos do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo, preocupações sobre o cenário nas eleições municipais em 2024 e divergências a respeito da composição do órgão que comandará a federação.

Irritado com os rumos das negociações, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, chegou a afirmar a aliados na semana passada que, se o PT não ceder em algumas demandas, são difíceis as chances de a união ser concretizada.

Lula, por sua vez, tem dito a pessoas próximas querer muito a federação e ainda haver a possibilidade de ela ser realizada. A expectativa de aliados do petista é que o ex-presidente tenha uma reunião com França quando retornar do Rio de Janeiro. Lula viajou neste fim de semana para a capital fluminense para uma série de agendas e tem a volta para São Paulo prevista para o meio da semana.

MAIS NEGOCIAÇÕES – Uma nova rodada de conversas entre PT, PSB, PV e PC do B ocorrerá durante a semana. Depois de as desavenças se tornarem públicas com troca de farpas em entrevistas à Folha, tanto PT quanto PSB decidiram empurrar a questão da federação para a frente —o STF (Supremo Tribunal Federal) deu prazo até 31 de maio para a formalização das alianças.

O PT estabeleceu que só baterá martelo a respeito da federação depois da janela partidária, que se encerra em 1º de abril. No PSB, porém, a expectativa é que antes do período aberto para trocas de siglas já exista um sinal claro se haverá ou não a união.

A pressão pela definição do cenário parte principalmente da bancada do PSB no Congresso, que quer uma resolução antes do fim da janela para que deputados possam se movimentar caso necessário. Cerca de dez deputados estariam inclinados a deixar o partido se a federação não for concretizada.

MIGRAÇÕES AO PSB – Além de eventualmente brecar saídas, a definição a respeito da união com o PT também pode facilitar migrações ao PSB. Isso porque o instrumento seria importante para possibilitar a criação de chapas em estados onde há dificuldades para a sigla.

Majoritariamente a favor da aliança, a bancada do partido fez sugestões que foram levadas à mesa de discussões com as demais legendas. As demandas são no sentido de garantir mais autonomia e identidade ao PSB, que defende decisões tomadas por ao menos 4/5 dos membros do órgão diretor da federação, que terá 50 integrantes.

A proposta de composição com base no tamanho das bancadas no Congresso prevê que 27 membros da assembleia sejam do PT, 15 do PSB, 4 do PV e 4 do PC do B. O PSB tenta mudar essa composição para ter mais membros e sugeriu levar em conta a quantidade de prefeitos de cada sigla — critério em que os pessebistas se saem melhor —, mas a proposta deve ser rejeitada.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Muita conversa e pouco entendimento. As federações vão se arrastando. E vida que segue, diria o grande João Saldanha. (C.N.)


Em destaque

Crise de Bolsonaro com Kassab virou “problemão” para Tarcísio

Publicado em 26 de outubro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio em seu gabinete no Palácio dos Bandeiran...

Mais visitadas