Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, fevereiro 25, 2021

Vacinação de idosos de 80 a 89 anos começará no dia 2 em Aracaju

 em 25 fev, 2021 20:00

Vacinação contra o coronavírus de idosos de 80 a 89 anos começará no dia 2 de março em Aracaju (Foto: Marcelle Cristinne)

A vacinação dos idosos com idade entre 80 e 89 anos será iniciada em Aracaju na próxima terça, dia 2 de março. A definição se deu nesta quinta-feira, 25, durante reunião entre o prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Belivaldo Chagas e as secretárias da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, e do Estado, Mércia Feitosa. A vacinação ocorrerá durante três semanas, por divisão de faixa etária, para evitar aglomerações. Aracaju seguirá o calendário de vacinação conforme foi estabelecido para todos os municípios sergipanos.

A vacinação seguirá a seguinte organização: idosos que têm entre 85 e 89 anos serão imunizados entre os dias 2 e 5 de março; idosos com 83 e 84 anos receberão a vacina de 8 a 12 de março; os idosos com idade entre 80 e 82 serão vacinados entre os dias 15 e 19 de março.

Definição se deu durante reunião entre o prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Belivaldo Chagas e as secretárias da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, e do Estado, Mércia Feitosa (Foto: Ana Lícia Menezes/PMA)

Orientações

Para facilitar o fluxo quando esse novo calendário iniciar, a SMS divulgou orientações sobre como ter acesso ao serviço de vacinação. Confira:

– Para receber a vacina no posto volante no Parque da Sementeira, os idosos devem se cadastrar no site da Prefeitura, através do banner no Portal da Prefeitura ou do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/. Ao acessar o portal, será preenchido um formulário contendo dados pessoais, como endereço, nome completo, CPF e indicação do responsável legal, seguido do anexo do comprovante de residência e documento de identificação do idoso. Assim que a data do drive thru for liberada, o usuário deve voltar a acessar o Portal para gerar o código de acesso ao posto volante, o qual deverá ser apresentado no dia da vacinação no drive, impresso ou no celular.

– Idosos dessa faixa etária que são acamados ou domiciliados também deverão se cadastrar para receber a vacina. No mesmo formulário, que será preenchido pelo seu responsável legal, deve ser assinalada a opção ‘acamado’ e anexado relatório médico, junto aos demais documentos. Após a validação do cadastro, a equipe da Saúde entrará em contato para agendar a vacinação em domicílio.

-Idosos que optarem receber a vacina em alguma das 40 Unidades Básicas de Saúde também deverão possuir o cadastro SUS, também conhecido como cartão SUS. Caso esse cadastro já tenha sido feito e esteja atualizado, não é necessário se recadastrar, basta apresentar o cartão SUS e o de vacinação. Caso o idoso tenha mudado de endereço no último ano, é recomendada a atualização. É importante destacar que isso pode ser feito no dia da vacinação. A orientação prévia objetiva otimizar o atendimento quando a vacinação iniciar.

Imunização

Na capital sergipana, 17.597 pessoas priorizadas nas fases iniciais da campanha de vacinação já receberam a imunização contra a covid-19.  Dos idosos com idade acima de 90 anos, acamados e institucionalizados, a Prefeitura já alcançou 100% dos públicos. Profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia, somam 62,1% dos vacinados, conferindo uma taxa média de vacinação de 2,64%.

Com informações da SMS

INFONET

Em destaque

Em seu primeiro ano de vigência, arcabouço fiscal evidencia fragilidades

Publicado em 18 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto Re...

Mais visitadas