Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, fevereiro 25, 2021

OMS faz alerta sobre 'Covid longa' com sintomas até 12 semanas após contaminação


OMS faz alerta sobre 'Covid longa' com sintomas até 12 semanas após contaminação
Foto: Paula Fróes / GOVBA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta, nesta quinta-feira (25), sobre os impactos da chamada “covid longa”. Segundo o jornal Valor Econômico, a entidade afirmou que uma em cada dez pessoas continuou doente 12 semanas após contrair o vírus.

 

O diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, afirmou que embora ainda não se saiba exatamente qual a proporção de pacientes com Covid-19 que apresentaram sintomas a longo prazo, até o momento os números são altos o suficiente para que a "covid longa" seja encarada como prioridade pelas autoridades de saúde do mundo.

 

“Precisamos ouvir e precisamos entender. Pessoas que sofrem com condições pós-covid precisam ser ouvidas se quisermos entender as consequências de longo prazo”, argumentou o diretor. Ele também afirmou que a "covid longa" é uma prioridade clara para OMS. "Da maior importância, e deve ser para todas as autoridades de saúde”.

 

Kluge afirmou que esses pacientes sofrem consequências graves, não só de saúde mas também econômicas, por causa dos efeitos duradouros da Covid-19. O diretor também afirmou que há uma “falta de compreensão” da situação. “O fardo é real e significativo”, disse ele.

 

O Valor Econômico aponta que estudos já publicados mostram que pessoas que sofrem com a “covid longa” apresentam sintomas como dores musculares, fadiga e falta de ar. Muitos não conseguem voltar ao trabalho e ter vida social, o que também afeta a saúde mental. E há ainda casos em que a infecção causou danos a órgãos como o coração, pulmões e pâncreas.

 

Martin McKee, do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde, que também participou da entrevista coletiva desta quinta, afirmou que a probabilidade de que os sintomas duradouros surjam não está associada à gravidade da infecção original. Segundo ele, alguns pacientes que apresentaram sintomas iniciais muito leves ainda sofrem meses depois

Bahia Notícias

Em destaque

Em seu primeiro ano de vigência, arcabouço fiscal evidencia fragilidades

Publicado em 18 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto Re...

Mais visitadas