A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o aeródromo da cidade de Una, no Médio Rio de Contas, a receber voos comerciais. A cidade, que está autorizada a realizar a atividade por dez anos, recebeu a informação do órgão nesta quinta-feira (25).
O aeródromo localizado no Hotel Transamérica, na ilha de Comandatuba, por meio da portaria 4.337 sofreu uma mudança de classificação passando de equipamento privado para público, ampliando assim as possibilidades de chegada ao município por via aérea. Antes a operação incluía apenas voos charters.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), o processo de avaliação e inscrição do equipamento no cadastro da agência reguladora teve intermediação do secretário, Fausto Franco. “A chegada de voos comerciais a Comandatuba dará uma nova tônica ao turismo da região ao facilitar o acesso à ilha onde funciona o hotel resort Transamérica. O aeródromo também servirá de alternativa para voos que não puderem pousar em Ilhéus por problemas de teto”, disse.
Para o prefeito Tiago Birschner (PP) a autorização é vista de forma positiva. “A expectativa é que nossa cidade se consolide como destino e consigamos gerar emprego e renda com a cadeia de serviços do próprio aeroporto e o aumento do número de visitantes”.
Ainda de acordo com a Secult, em janeiro, a taxa de ocupação do resort foi de 80%. Já o mês de fevereiro deve fechar em 50%. O meio de hospedagem tem 363 apartamentos e bangalôs, em 62 mil metros quadrados de área.