Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, fevereiro 27, 2020

Não há necessidade de pânico com o Coronavírus, explica Infectologista


por Lucas Arraz
Não há necessidade de pânico com o Coronavírus, explica Infectologista
Foto: Shirley Stolze / Ag. A TARDE
A confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil (lembre aqui) não cria a necessidade de pânico no país, reiterou o médico infectologista Claudilson Bastos em entrevista ao programa Isso é Bahia, de A Tarde FM 103.9 e Bahia Notícias, nesta quinta-feira (27). 

O médico lembrou que o novo vírus é uma doença autolimitada, que pode ser evitada tomando os devidos cuidados, e leva ao risco de morte apenas em casos em que o infectado apresenta outros problemas de saúde ou imunidade baixa. “O novo coronavírus é uma doença autolimitada, ou seja, tem início meio e fim dentro do organismo. Problemas respiratórios e cardíacos são fatores de risco que podem levar a doença pelo novo coronavírus à pneumonia”, explicou. 

“Não há necessidade de pânico. Como no caso do H1N1, as pessoas já sabem que cuidados tomar e o que fazer para evitar complicações com a doença”, disse. O médico recomendou a higienização constante, com auxílio de álcool em gel, e uma manutenção de boa alimentação para evitar o contágio. “Não existe necessidade para máscaras no dia-à-dia. O uso de máscara é recomendado para viagens internacionais ou lugares de grande circulação, como o aeroporto internacional de Guarulhos (SP)”, explicou o médico. 

A indicação do Ministério da Saúde é manter prevenções básicas de higiene (como lavar as mãos com frequência) e, em caso de sintomas de gripe após viagem, procurar uma unidade de saúde.

Bahia Notícias

Em destaque

Vereador de Santa Brígida-Bahia denuncia prefeito por supostas irregularidades em contrato de Tratamento Fora de Domicílio

                          Foto Divulgação - WhatsApp Excelentíssima Senhora Promotora de Justiça da 6ª Promotoria da Cidade de Paulo Afonso...

Mais visitadas