Pedro do Coutto
O duelo colocando o foco central tanto nos filhos do Presidente Jair Bolsonaro e no vice presidente Hamilton Mourão, analisando-se friamente essa nova versão dos mosqueteiros, é na realidade o que menos interessa ao governo como um todo e ao vice em particular, porque Hamilton Mourão, engana-se quem quiser, não representa só sua figura de general e político atuante, perfil que adotou desde a alvorada em torno do Palácio do Planalto.
A luta abala a base partidária, mas sobretudo a ala militar sobre a qual o Executivo se apoia, fenômeno até produzido pelo próprio Jair Bolsonaro. Uma divisão de forças no alvorecer do governo não pode ser considerada um romance de Dumas pai. Mas sim um conflito na sua base de apoio.
NOS BASTIDORES – Duas reportagens destacaram o tema nas edições de ontem de O Estado de São Paulo e do Valor. No Estadão assinam Vera Rosa e Tânia Monteiro. No Valor, a autoria é de Carla Araujo e Fábio Murakawa. Ambas convergem como a luz capaz de iluminar os bastidores e comentários do próprio presidente da República em relação a seu vice. Segundo as duas matérias, Jair Bolsonaro em uma viagem de avião de Brasília para o Rio acentuou que Mourão atua como presidente paralelo.
Atrás de tudo, como o Cardeal Richelieu em versão 2019, encontra-se o filósofo Olavo de Carvalho, cujos ataques aos militares de modo geral e ao general Mourão em Particular, sopram o vento da desconfiânça e da descoordenação. Os ataques de Olavo de Carvalho funcionam exatamente ao contrário do objetivo que o professor nos Estados Unidos pretende alvejar.
Pois cada torpedo lançado contra a ala militar do Planalto traz consigo a essência do poder militar bastante ampla no Executivo, principalmente no Palácio do Planalto.
LIDERANÇA – Torna-se também transparente a posição de liderança de Hamilton Mourão no Exército, que tem ocupado vários postos no esquema de poder.
O General Hamilton Mourão, ninguém se iluda, não está sozinho no debate em que está sendo transformado em realidade na esplanada do governo. Ele fala como alguém que lidera uma corrente definida.