Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 29, 2019

Espanha tem ‘vitória socialista’ e ‘derrota histórica’ da direita, dizem os jornais


Na matriz USA, a entrevista de Lula na filial Brazil teve destaque
Nelson de SáFolha
Os madrilenhos El País e El Mundo e o catalão La Vanguardia manchetaram o triunfo do PSOE de Pedro Sánchez, à esquerda, e a “derrota histórica” ou “debacle” do PP, à direita. No título do editorial do El País, “Vitória socialista”. Ressaltaram que o primeiro-ministro precisa de “pactos para governar”, mas poderá “escolher seus sócios”, talvez até “sem os separatistas” da Catalunha. Com menos atenção, noticiaram o retorno da extrema direita no parlamento.
Fora da Espanha, as manchetes dos ingleses Financial Times e Guardian, do francês Le Monde, do alemão Süddeutsche Zeitung, do russo RBC e do argentino Clarín, entre muitos outros, foram na linha “Socialistas vencem”.
NOS STATES – Também nos EUA os enunciados apontaram vitória dos “socialistas”, expressão que Donald Trump vem tentando estigmatizar e que divide o próprio Partido Democrata — com crescente resistência do establishment aos presidenciáveis “socialistas”. New York Times, Wall Street Journal e Washington Post evitaram levar à manchete.
O WSJ, em análise, destacou que, “para retornar, a centro-esquerda europeia está se inclinando mais… para a esquerda”. E que o movimento “pagou dividendos na Espanha, onde os socialistas trucidaram os rivais conservadores”.
NÃO ASSUSTA… – Na chamada do Drudge Report para reportagem da agência Associated Press, “Alerta do Partido Republicano sobre socialismo não está ressoando com muitos eleitores”, tomando o Colorado como exemplo.
O Partido Democrata, que acaba de vencer as eleições locais, diz que “o número crescente de residentes jovens, urbanos e hispânicos está tornando o Estado firmemente mais liberal”.
LULA LÁ – No domingo de eleição na Espanha, o ex-presidente brasileiro dividiu a capa do El País (acima). A entrevista ocupou o alto da home page de jornais como Guardian e latino-americanos, mas NYT e WP se limitaram ao despacho da AP, com a declaração de que o Brasil é governado por “maluco”:
E o presidente chinês, Xi Jinping, encerrou a cúpula com quase 40 chefes de estado e de governo, em Pequim, com um “aviso ao mundo”, na manchete do South China Morning Post: “Não deixem que nos transformemos em Game of Thrones”. Mais precisamente:
“Todos devemos assegurar que o mundo em que vivemos não decaia para os sete reinos caóticos de Westeros.”
AMÉRICA LATINA – No site do CGTN, o canal chinês de notícias, o economista Alessandro Teixeira, ex-governo Lula e hoje professor da Universidade Tsinghua, em Pequim, escreve sob o título “América Latina é o próximo campo de batalha entre EUA e China?”.
Relata como a região “está sob pressão para reduzir seus laços com a China”, mas avalia que “é tarde para empurrar o país para fora do continente”. Diz que Washington “vai eventualmente perceber, mas até lá a tensão na região vai crescer”.
‘FIVE EYES’ – O londrino Telegraph noticiou a vitória inesperada da China, com a aceitação da gigante Huawei pelo Reino Unido para a implantação da rede 5G. É um dos ‘Cinco Olhos’, destacou com surpresa a mídia chinesa, referindo-se ao grupo dos aliados mais próximos dos EUA, de países de língua inglesa.
A Economist até elogiou, mas a pressão americana prossegue, via Times e o próprio Telegraph.

Em destaque

"Entre Alianças e Rivalidades: Reflexões sobre as Fotos do Presidente dos Trabalhadores Rurais e as Dinâmicas Políticas Locais"

  Fotos Divulgação - WhatsApp Parece que há uma mistura complexa de relações políticas e pessoais envolvend...

Mais visitadas