No último dia 28 de abril, alguns ex-prefeitos baianos se reuniram na Fundação Luiz Eduardo Magalhães, no CAB, com o intuito de criar a União dos Ex-Prefeitos da Bahia - UEPB. Coincidentemente, na mesma data, em assembleia geral, a União dos Municípios da Bahia (UPB) decidiu excluir do seu quadro de associados os ex-prefeitos baianos, que havia sido validada em outubro de 2008, na gestão de Orlando Santiago.
Segundo Cássio Luis Silva Biscarde, ex-prefeito de Nova Soure e escolhido para presidir os trabalhos preliminares, a proposta para a criação da União dos Ex-Prefeitos é viável e surge com boa expectativa. “Pela aceitação das pessoas não teremos dificuldade de conseguir uma quantidade grande de ex-prefeitos e criar uma entidade representativa”, frisou. Cássio informou ainda que a lista de adesão já contém cerca de 27 assinaturas. Entre os ex-prefeitos que já assinaram estão Eugênio José Santos (Lafaiete Coutinho), Ailton Cezarino Novais (Itiruçu), Reivaldo Fagundes (Cachoeira), Manoel Dantas (Gandu) e José Augusto Araújo de Freitas (Anguera).
Para o ex-prefeito Cássio Biscarde, não existe um número pré-estabelecido para que a entidade seja criada. “Creio que quando alcançarmos 40 assinaturas já poderemos fazer isso”, disse. Ele informou ainda que “dentro de 15 dias haverá uma nova reunião, que já deverá ter a formatação da entidade”. Pelo cronograma de reuniões, a tendência é que em junho seja marcada uma asssembleia geral para sua criação definitiva. Os idealizadores da associação de ex-prefeitos afirmaram contar com o apoio informal do senador César Borges (PR) e do deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB).
Fonte: Correio da Bahia