Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Para o presidente ler e meditar

Por: Helio Fernandes

EM 1945, PRESTES CONDENOU AS GELADEIRAS, 64 ANOS DEPOIS, EDISON LOBÃO QUER RENOVÁ-LAS
Como gosto muito do livro (e do título) de Pablo Neruda, “Confesso que vivi”, é com prazer que uso a memória para ligar fatos e relembrar acontecimentos. Mesmo cometendo a heresia de juntar Edison Lobão com Luiz Carlos Prestes.
O ministro(?) Edison Lobão sugeriu ao presidente Lula: trocar as velhas geladeiras por 10 milhões delas, novinhas, novinhas. Prazo: 4 anos a partir de março deste 2009.
Quatro anos? Mas se demorar muito no ministério, Lobão fica até 2010, e olhe lá. Algum mistério, (nada de ministério) na contagem do prazo e do projeto?
Em 1945, Prestes saiu da prisão, depois de 9 anos. Sendo que 4 deles, terríveis, torturado como ninguém foi. Em 1940, quando o Brasil se aliou à União Soviética, Prestes foi transferido para a Frei Caneca.
Libertado em 1945, Prestes fez duas coisas inacreditáveis.
1 - Pregou o apoio a Vargas, para que ele continuasse no Poder, ratificado pelo povo. Foi estarrecedor.
2 - Prestes culpou e condenou as 150 mil pessoas que se comprimiam no Estádio do Vasco. (Ainda não existia o Maracanã.) Textual e assombroso de Prestes: “Vocês estão mais preocupados com geladeiras do que com idealismo”.
O povo começou a chorar, não sabia o que fazer. Eu estava lá, escrevi sobre a afirmação de Prestes e a reação do povo. Não entenderam nada. Ou compreenderam que “progresso era igual a retrocesso”.
Comentei o fato na revista de maior circulação da época (“O Cruzeiro”) e de todos os tempos. Logo a seguir, meses depois, derrubado Vargas, mesmo com o apoio de Prestes, fui cobrir a Constituinte, eleita em 1945 e que promulgou a Constituição de 1946.
Convivi então com Luiz Carlos Prestes e os 15 deputados do Partido Comunista. A legislação da época permitia que qualquer cidadão se candidatasse a deputado por 7 estados e a senador por 1.
Prestes se elegeu deputado e senador pelo mesmo Distrito Federal. (Vargas também se elegeu por 7 estados e senador pelo Rio Grande do Sul, mas hoje não é isso que interessa.)
Conheci então Jorge Amado, Mariguela, Grabois, um ex-marceneiro que havia construído as poltronas do belo Palácio Tiradentes. E apresentou o projeto criando a Petrobras, só aprovado muito mais tarde, quando os comunistas não estavam mais no Parlamento. (1948.)
PS - Só para terminar: falam muito que "Dona Santinha, mulher do presidente Dutra, pediu a ele a cassação do Partido Comunista e ele fez a vontade dela".
PS 2 - Quanta tolice. Quem cassou o registro do Partido Comunista foi o Superior Tribunal Eleitoral. A votação foi disputadíssima, ficou 2 a 2, eram 5 membros.
PS 3 - Levantaram a sessão, faltava votar o professor Sá filho, altamente independente, não influenciável. Seu voto foi longo, fundamentado e brilhante. O Partido Comunista deixou de existir por 3 a 2.
Um “Obama” branco e cadavérico
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas