Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, novembro 15, 2008

Estado vai oferecer serviços inéditos a prefeitos

Tribuna da Bahia Notícias-----------------------
Os prefeitos eleitos e reeleitos de 356 cidades baianas participaram ontem do encontro promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria das Relações Institucionais (Serin), em um hotel de Salvador. Durante o evento, que começou com um café da manhã, eles tiveram acesso a informações sobre programas, projetos e ações desenvolvidas pelo poder público estadual. As atividades de quinta-feira envolveram o credenciamento de prefeitos e assessores. Já no inicio da manhã de ontem, foi exibido um vídeo que abordava iniciativas do governo baiano como os programas Água Para Todos, Topa, Transparência Bahia, entre outros. O encontro também marcou a implantação do Sistema de Relacionamento Institucional (SRI), ferramenta que vai possibilitar a aproximação do Estado com as prefeituras baianas com mais agilidade, transparência e integração. O serviço que vai oferecer uma senha de acesso para o gestor de cada município está disponível no site da Serin (www.serin.ba.gov.br). Para o governador Jaques Wagner, é preciso que haja uma relação de respeito entre o governo estadual e as administrações municipais, independente de filiação partidária. “Eu defendo a construção de uma sociedade baseada em valores como respeito, amizade e família, por isso o convite foi extenso a todos os prefeitos eleitos na Bahia. Não vou dizer que não quero ter maioria nos poderes Executivo municipal e Legislativo estadual, mas pretendo conquistá-la com hegemonia de idéias e não por imposição”. Wagner defendeu também o debate de idéias e afirmou que o desenvolvimento econômico de estados e municípios está condicionado à inclusão social. Durante o evento, o governador também encaminhou projeto de lei para a Assembléia Legislativa, que prevê a criação do Programa Estadual de Transporte Escolar, que garante o repasse de recursos a prefeituras que fizerem adesão junto ao governo estadual. O secretário das Relações Institucionais, Rui Costa, afirmou que o diálogo promovido pelo Estado e municípios não é uma novidade. Para ele, a realização de 17 conferências regionais que abordaram diversos temas como Saúde, Comunicação, Juventude e Meio Ambiente “é um claro sinal de que o governo estadual prioriza as discussões com a sociedade civil”. Costa também destacou as relações com os poderes Judiciário e Legislativo e a implantação de programas como o Transparência Bahia, que dá a qualquer cidadão baiano o direito de fiscalizar as contas do governo. “Coisa que nem os deputados tinham no passado”. O secretário das Relações Institucionais da Presidência da República, Gilmar Domenico destacou como conquista em nível federal dos prefeitos, a instituição do Comitê Federativo e a realização de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos dias 10 e 11 de fevereiro do próximo ano.
Gestores aprovam encontro
O prefeito de Muniz Ferreira, na região do Recôncavo Baiano, Antonio Rodrigues, classificou como louvável a iniciativa do Estado em convocar os prefeitos e apresentar os projetos do governo. A mesma idéia foi defendida pelo novo gestor de Luís Eduardo Magalhães, cidade que fica a mil km de Salvador. Segundo Humberto Santa Cruz, o nível de diálogo promovido pelo governo vai ajudar a desenvolver saídas para alavancar o desenvolvimento regional. Nita Brito, de Madre de Deus, afirmou que a sua cidade sempre trabalhou com recursos próprios e que agora conta com o Ggoverno do Estado como parceiro para o desenvolvimento de projetos em comum. Já o estreante Zé das Virgens, que vai administrar a cidade de Irecê a partir de 1º de janeiro de 2009, destacou que a administração estadual já é um importante suporte para o poder público do município. “Esperamos ter continuidade nessa parceria e conseguir levar as melhorias que a população da minha cidade tanto anseia”. Luiz Caetano, que foi reeleito em Camaçari afirmou que a Bahia vive um momento político inédito baseado em valores republicanos e democráticos. Nos diversos contatos mantidos com os prefeitos, Luiz Caetano defendeu a importância de formação de uma chapa de consenso e unidade para a União das Prefeituras da Bahia, capaz de possibilitar uma gestão avançada da entidade, em condições de assegurar uma base de sustentação para a administração do governador Jaques Wagner. O prefeito de Camaçari chamou a atenção para a importância do municipalismo para a construção de uma nova ordem, centrada nos principios republicanos, e colocou a necessidade de as gestões municipais adotarem um modelo de desenvolvimento sustentável, em que sejam priorizadas as micro e pequenas empresas e a preservação do meio ambiente tenha espaço especial. A defesa do municipalismo e a necessidade de as prefeituras adotarem uma gestão pautada na sustentabilidade, foram a tônica do posicionamento adotado pelo prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, ontem, durante o Encontro de Prefeitos, que se r?=???????r???Ñealiza em Salvador, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Relações Institucionais, com o tema Juntos por uma nova relação federativa. Luiz Caetano manteve diversos contatos com as centenas de prefeitos eleitos e reeleitos no mês passado, dos mais diversos municípios do Estado, e circulou no evento como candidato à presidência da UPB. Ele elogiou o encontro, por considerar uma postura democrática".
Possíveis mudanças no governo só no próximo mês de dezembro
Embora os rumores dêem conta de que a tão esperada reforma administrativa do governo estadual tenha finalizado com a polêmica nomeação do deputado Roberto Muniz para a Secretaria da Agricultura, o governador Jaques Wagner (PT), tratou de declarar que já tem definidas as áreas que pretende mudar na sua administração. No entanto, só irá revelar em dezembro, a menos que o PR se sensibilize com os apelos que começará a receber do secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, a partir da próxima semana. Dentro da política de ampliação de base, segundo Wagner, a negociação com o PR, vem acontecendo desde o início do ano. “Sou um homem de negociação, de busca do entendimento. Realmente conversamos com o PR, depois houve modificação na direção do PR estadual, assim como um tensionamento dentro dessa gestão e acabou vindo o período eleitoral, mas nossa relação continua muito boa, com vários deputados federais e estaduais, o que não inviabiliza a possibilidade da conversa evoluir. Sendo assim, eventualmente essa participação pode se dar”, destacou. Sobre a possibilidade de Rui Costa vir a fazer parte do pacote de mudanças futuras, o governador foi enfático: “Rui é um companheiro de caminhada de 25, 28 anos. Realmente, uma pessoa da minha mais absoluta confiança, política, ética. Ele faz um trabalho que considero com resultado positivo. Ele está falando em ampliar sua equipe e, portanto, eu diria que, se ele quiser sair da articulação política, porque é um trabalho desgastante, eu só tenho a agradecer o trabalho que ele vem fazendo”. No entanto, o mesmo não pode ser dito, conforme circula nos bastidores, sobre a manutenção de alguns “companheiros”. Este é o caso da presidente da Conder, Maria Del Carmen. Em substituição a ela, inclusive, um nome começa a despontar com reais chances de dar um novo ritmo à máquina do Estado: a da arquiteta Lívia Gabrielli. Ocupando uma importante diretoria no órgão, Lívia tem demonstrado muito mais desenvoltura que a titular da Companhia e conta ainda com o apoio da poderosa Ascon a associação dos funcionários da Conder. Afora as qualidades técnicas, Lívia é ainda irmã do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, provavelmente o candidato ao Senado pelo PT, com as bênçãos de Lula, naturalmente.(Por Fernanda Chagas)
Cabeças que podem ainda rolar
E não pára por aí. Entra no jogo das especulações ainda, a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, que além de ser desconhecida até hoje do grande público, não teria uma boa relação até mesmo com os governistas. Outro que pode desembarcar da máquina estadual, seria o secretário de Comunicação, Robinson Almeida. O seu trabalho já foi explicitamente criticado por quem conhece de perto a estrutura governamental, a exemplo do ex-secretário de Agricultura Geraldo Simões. Já em Brasília, assumindo o seu posto de deputado federal, Simões ressaltou que o governo estadual tem feito muitas obras e programas, mas alertou que “está faltando uma política de comunicação melhor”. Por tabela, disparou a metralhadora contra o PMDB, tido hoje como uma das principais ameaças ao PT. “Eu romperia logo, mas Wagner tem mais equilíbrio do que eu, por isso está administrando essa situação de dormir com o PMDB, que vai ser mais inimigo ou menos inimigo a depender de como esteja a avaliação do governo da Bahia”, destacou, ressaltando a importância, em caso de um não rompimento, de diminuir ao máximo a influência do PMDB na base do governo.
Encontro reúne a classe política da Bahia
A presença de 356 prefeitos eleitos e reeleitos no último dia 5 de outubro para um encontro com o governador Jaques Wagner (PT) durante todo o dia de ontem, no Hotel Pestana, Rio Vermelho, mostrou que o saldo foi positivo. Os novos gestores municipais participaram ativamente do evento, ouvindo palestras ou visitando os stands das secretarias estaduais ou do Sebrae. “O encontro foi muito proveitoso, e mostra que a intenção do governo ter uma relação mais estreita com os prefeitos só traz benefícios para todos. É um momento político importante, e demonstra todo o espírito republicano do governador”, avaliou Luiz Caetano, prefeito reeleito em Camaçari pelo PT. O evento, organizado através da Secretaria das Relações Institucionais (Serin), contou também com a participação de secretários estaduais e diversos deputados estaduais e federais. “Isso é muito bom e o governador está de parabéns. Este encontro facilita a troca de experiência e serve para que os prefeitos tomem conhecimento dos projetos do governo”, avaliou o deputado federal Sergio Carneiro (PT). Abrindo o encontro de ontem, o governador Jaques Wagner tomou café da manhã no auditório Fernando Pessoa, no Hotel Pestana, junto com os prefeitos e os secretários Rui Costa (Relações Institucionais), Robinson Almeida (Comunicação) e Fernando Schmidt (Casa Civil). Acompanharam o governador também os deputados Marcelo Nilo (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa, Waldenor Pereira (PT), líder do governo na AL, além do vice-governador Edmundo Pereira (PMDB). Através do seminário “Uma nova Relação Federativa”, apresentado durante a manhã, o governo tenta estabelecer uma relação mais próxima com os novos gestores municipais baianos.
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Tudo na Vida Tem um Preço: O Apoio Necessário ao Novo Gestor de Jeremoabo

Tudo na Vida Tem um Preço: O Apoio Necessário ao Novo Gestor de Jeremoabo Os Jeremoabenses estão diante de um momento crucial. A eleição do ...

Mais visitadas