sexta-feira, novembro 28, 2008

Ex-vereador é preso por fraudar procuração

Da Redação


Falsificação de uma procuração, supostamente assinada por um irmão com problema de alcoolismo, teria motivado a prisão do advogado e ex-vereador de Vitória Sebastião Pelaes, na tarde de quarta-feira, na casa dele, no bairro Mata da Praia.


A prisão foi efetuada por policiais da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP).


Segundo o delegado Danilo Bahiense, usando o documento em nome de Darci Leite Pelaes, 59 anos, o ex-vereador adquiriu bens, como por exemplo, o Honda Civic MTF 8296 e o Peugeot 206SW MRN 7026.


O fato só foi descoberto, porque os policiais foram à casa e ao escritório de Pelaes, a fim de cumprir um mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal de Vila Velha.


O advogado é suspeito de envolvimento com a quadrilha liderada pelo ex-fiscal de obras Júlio Mário Farias, responsável pelo esquema de falsificação de documentos e compra e venda fraudulenta de terrenos na Serra e Vila Velha.


O esquema contava com a participação de funcionários de ambas as prefeituras e até de cartórios nos municípios.


Durante as buscas, vários documentos foram apreendidos - entre eles, a procuração, feita no Cartório do 3º Ofício de Notas de Vila Velha.


Poder

Com a procuração - que Pelaes confessou ter assinado - em nome de Darci, o ex-vereador passou a ter poderes para fazer várias negociações em nome do irmão. O ex-vereador está preso em Novo Horizonte.


Marco Antônio Gomes, advogado de Pelaes, entrou na Justiça, ontem, com um habeas corpus solicitando o relaxamento da prisão do cliente. "Essa prisão é ilegal e deveria ter sido acompanhada por um representante do Conselho da OAB".


Irmão fica surpreso ao saber do crime

Darci Leite Pelaes, 59 anos, ficou surpreso ao saber que era o proprietário de um Honda Civic e um Peugeot 206SW, na tarde de quarta-feira, na DRCCP. Uma coisa inacreditável para quem recebe uma aposentadoria pouco superior a R$ 500,00 e sofre com problemas de saúde causados pelo alcoolismo. Bastante debilitado, Darci prestou depoimento na DRCCP. O autor do crime seria o irmão dele, o ex-vereador e advogado Sebastião Pelaes.


"Enquanto o Sebastião mora numa excelente casa na Mata da Praia, o irmão vive de favor numa casa pequena, no Bairro de Fátima", disse o delegado Danilo Bahiense.


Quando foi informado que os carros estavam em seu nome, Darci, de forma simples, disse ao delegado, que nunca teve carteira de motorista e nem condições financeiras para ter os bens.



Fonte: A Gazeta (ES

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas