Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, setembro 16, 2008

Raio Laser

Tribuna da Bahia e equipe
Pesquisas...
As pesquisas conseguiram ontem causar, além de indignação em alguns políticos, um verdadeiro rebuliço na cabeça do eleitorado. Enquanto logo pela amanhã o Inesp dava o prefeito João Henrique (PMDB) em posição mais do que vantajosa, à noite o Ibope invertia todos os números, colocando Antonio Imbassahy (PSDB) na cola de novo de ACM Neto (DEM), líder absoluto.
...e reeleição
Por este motivo, um dos que mais se irritaram com o levantamento divulgado pela TV Bahia à noite foi o próprio prefeito João Henrique, que lembrou que, se o instituto fosse confiável, o titular hoje do governo do Estado não seria o governador Jaques Wagner, mas o ex Paulo Souto, a quem as sondagens promovidas pela empresa de pesquisa prometiam reeleição garantida.
Animação
O presidente Lula resolveu definitivamente entrar na campanha na Bahia em favor de aliados petistas, não importa quem esteja do outro lado. Ontem, o primeiro a exibir gravação do presidente foi o candidato do PT em Feira de Santana, Sérgio Carneiro, que aguardava a oportunidade para dar nova injeção de ânimo em sua campanha e corre ansioso para avaliar o impacto da aparição nos próximos dias.
Primeira
Outros candidatos petistas presenteados com gravação do presidente Lula em seus programas: Juçara Feitosa, em Itabuna, e Dr. Ruy, em Ilhéus. A primeira, mulher do secretário estadual da Agricultura, Geraldo Simões, que é compadre do presidente, teria sido a primeira a ganhar o DVD com Lula lhe deitando elogios há coisa de uma semana. Preferiu guardar o material para soltar junto com os demais petistas candidatos.
Adesão
O comitê político do candidato José Carlos Fernandes (PSDB) promove hoje à noite no Babagula um jantar-de-adesão à sua campanha. A partir das l9h30 horas, e com a presença assegurada de muitos amigos, dentre eles o c andidato Antônio Imbassahy.
Atendimento
Ao apresentar ontem o programa de atendimento de emergência nos terminais rodoviários de Salvador, o secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito, por recomendação do prefeito João Henrique, atendeu à indicação de número 011/2008, de autoria do vereador Alfredo Mangueira, apresentada em março, solicitando a providência ao chefe do Executivo municipal.
Reação formal I
O núcleo baiano da AJD (Associação de Juízes pela Democracia) foi até agora a única entidade a se posicionar formalmente, através de nota, contra a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia de decidir interpelar judicialmente alguns meios de comunicação de Salvador para que revelem a identidade da fonte de informação que revelou detalhes do esquema de venda de sentenças no Judiciário baiano.
Reação formal II
No documento, a entidade, formada por juízes bravos, que lutam contra a opressão no Tribunal desde épocas remotas, deixa claro que a iniciativa do Tribunal é uma afronta à Constituição e à Liberdade de Expressão, direito consagrado nas sociedades democráticas com relação aos quais não é possível fazer qualquer tipo de concessão sob pena de prejuízo irreversível às instituições.
Descontrole
Não teve ainda um promotor que levantasse a voz ou tomasse posição com relação ao derramamento de asfalto que um candidato a vereador do PMDB insiste em fazer na Fazenda Grande, reduto eleitoral do vereador Valdenor Cardoso (PTC), que resolveu fazer a denúncia em discurso no plenário, sendo acompanhado por vários colegas indignados com a falta de fiscalização do processo eleitoral.
"Operação Janus"
A Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb) divulgou, no último fim de semana, uma nota oficial em defesa das ações desenvolvidas pelos promotores de Justiça Paulo Gomes, Ana Rita Nascimento e Ramires Tayrone durante a “Operação Janus”, em que eles atuaram no processo de investigação e denúncia dos envolvidos num suposto esquema de venda de sentenças na Bahia. Na nota, a Ampeb também defende que sejam observados o direito ao contraditório, presunção da inocência e ampla defesa à procuradora de Justiça Cleusa Boyda e à promotora de Justiça Mariângela Lordelo, citadas por alguns meios de comunicação como envolvidas no caso.
Estatuto da Criança
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa, neste mês, a maioridade e os 18 anos do conjunto de leis voltado para a proteção do menor serão lembrados em sessão especial, na Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (22/09), às 10 horas, no Plenário Cosme de Farias. A sessão foi requerida e será dirigida pela vereadora Aladilce Souza (PC do B) e deverá contar com a participação de representantes do Juizado da Infância, Ministério Público, Centro de Defesa da Criança do Adolescente (Cedeca) e de outras entidades ligadas aos movimentos de proteção às crianças e adolescentes.
Homenageado
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu homenagens de artistas, admiradores e amigos, ontem, no Teatro Vila Velha, em Salvador. Ligados à política, à cultura e à luta ambiental, eles celebraram a nomeação do baiano como ministro da Cultura, após cinco anos e meio à frente da secretaria executiva do ministério, durante a gestão de Gilberto Gil. O governo da Bahia foi representado pelo secretário de Cultura, Márcio Meirelles, que esteve acompanhado dos colegas Juliano Matos (secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Rafael Amoedo (secretário da Indústria, Comércio e Mineração e amigo de infância do ministro), além do ex-governador Waldir Pires.
Pode?
Todos os olhos estão voltados para as campanhas majoritárias e qualquer deslize pode ser definitivo para os candidatos. Mas, quem está fiscalizando a atividade dos candidatos a vereador dessa cidade? De acordo com o artigo 39, § 7º, da Lei nº. 9.504, de 30 de setembro de 1997, “é proibida a realização de showmício e de eventos assemelhados para promoção de candidatos (bingos, festas...), bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral”.
Insatisfação I
O PCdoB não ficou nada satisfeito com o fato de o prefeito João Henrique ter capitalizado para si o trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em programa eleitoral veiculado na última sexta-feira, dia 12. A legenda promete dar o troco já a partir do programa de vereador, que vai ao ar amanhã, com direito à participação de gente importante da agremiação.
Insatisfação II
O PCdoB ocupou a secretaria entre janeiro de 2005 e dezembro de 2007. Mas foi o primeiro dos partidos de esquerda, que compunha a administração de João Henrique, a romper com o prefeito, no mesmo período em que deixou a Smec. Ná época, o principal pomo da discórdia era o projeto do PDDU, que os comunistas não aprovavam, além do descontentamento do PMDB com pré-candidatura de Olívia Santana, que foi, inclusive, a secretária de Educação que iniciou a gestão de JH, em 2005.
Pode não!
No entanto, o final de semana no bairro da Ilha Amarela (talvez em outros também), foi animadíssimo por conta de um evento promovido por um candidato. Não bastasse ter organizado a festa, levado trios e bandas de pagode e de reggae, ele ainda contou com o apoio do genro, um deputado federal que, além de patrocinar a festa com a sua rádio, anunciou o número do candidato diversas vezes, pediu voto e distribuiu cortesias para um festival de pagode em seguida, o candidato a vereador tinha ainda seu slogan “Unindo Forças” estampado no abadá da festa. Aliás, outros candidatos proporcionais estão apelando para eventos de toda sorte visando angariar votos. O TRE, n o entanto, não parece contar com estrutura para fiscalizá-los.

Em destaque

Crise de Bolsonaro com Kassab virou “problemão” para Tarcísio

Publicado em 26 de outubro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio em seu gabinete no Palácio dos Bandeiran...

Mais visitadas