Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, junho 03, 2008

Democrata deve receber hoje apoio de Varela

PR e PRB convocam imprensa e podem definir chapa formada por ACM Neto e bispo Márcio Marinho


O PR e o PRB devem anunciar hoje o apoio à pré-candidatura do deputado federal ACM Neto (DEM) à prefeitura de Salvador. Os dois partidos agendaram para hoje, às 10h, no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, uma coletiva à imprensa para revelar, de forma conjunta, quem irão apoiar no pleito deste ano. Oficialmente, guardaram o nome do felizardo para hoje. No mesmo evento, o apresentador Raimundo Varela (PRB) deve anunciar que não irá mais disputar o Palácio Thomé de Souza para apoiar o parlamentar. O suplente de deputado federal Márcio Marinho (PR), bispo e maior líder político da Igreja Universal do Reino de Deus em Salvador, pode ser confirmado como vice de ACM Neto, o que já vinha sendo especulado há algum tempo. As negociações entre as legendas ocorreram de forma sigilosa e teriam sido bem costuradas pelas principais lideranças dos três partidos nos últimos dias, passando por Brasília. Ontem, ACM Neto, procurado pela reportagem do Correio da Bahia, disse que não falaria sobre o assunto. O mesmo afirmou o senador César Borges, presidente do PR na Bahia. Em entrevista ao programa Que venha o povo, da TV Aratu, o deputado afirmou, também ontem, que ainda estava conversando com o PR. Ele disse ainda que não considera um obstáculo para o apoio do PR a participação do partido no governo Jaques Wagner (PT).
“Temos de separar as eleições municipais com essa questão do governo. Quero fazer alianças plurais e baseadas em projetos comuns para a cidade. Uma vez eleito, quero estabelecer logo o diálogo com o governador e com o presidente Lula”, declarou ACM Neto, que mantinha diálogo com Varela, e vice-versa, sobre propostas em comum para a cidade.
Logo depois, à noite, no programa Se liga Bocão da rádio Transamérica, o radialista José Eduardo revelou que Varela, que vinha liderando as pesquisas de opinião, soltaria uma “bomba” hoje sobre a sucessão em Salvador. A “bomba” deve ser o apoio ao democrata, especula-se. Já o presidente estadual do PRB, Valdir Trindade, preferiu apenas anunciar a coletiva de hoje, sem antecipar quem o partido irá apoiar. Ele assina a nota divulgada no início da noite de ontem convidando a imprensa para a coletiva, ao lado de César Borges e do vereador Sildevan Nóbrega, presidente municipal do PRB.
Especulações - Nos últimos dias, especulou-se muito sobre quem o PR iria apoiar nas eleições em Salvador, já que o partido não lançou pré-candidato, apesar da força política e eleitoral de figuras como Márcio Marinho, que articulava em prol de Raimundo Varela. No início, o partido estava dividido entre apoiar Varela, ACM Neto e Imbassahy. Nos últimos dias, passou-se a cogitar também o apoio à pré-candidatura do deputado federal Walter Pinheiro (PT), em função da aproximação do PR com o governo Wagner.
Na semana passada, o governador chegou a anunciar que o ingresso do PR e do PP – partido que vai apoiar a reeleição do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) – seriam oficializados até o último sábado, o que não aconteceu. César Borges e o deputado federal José Rocha (PR) chegaram a indicar o ex-deputado estadual Pedro Alcântara (PR) para ocupar a pasta da Agricultura, o que não foi confirmado e até descartado por Wagner no último fim de semana. Ontem, César Borges se reuniu com Wagner, mas não houve definição sobre a secretaria que será destinada ao partido, que integra a base de sustentação do governo Lula no Congresso Nacional.
Confirmados os novos apoios, ACM Neto entra na eleição com oito partidos ao seu lado. Além do Democratas, já anunciaram apoio ao deputado os seguintes partidos: PTN, PRP, PTC, PTdoB, PSDC e PRP. (Da redação)
***
Souto alerta pré-candidatos
O ex-governador Paulo Souto fez um alerta ontem aos pré-candidatos a prefeito e vereador presentes ao encontro sobre legislação eleitoral, promovido pelo Democratas na Bahia e ocorrido na sede do partido, no Salvador Trade Center. “Não nos cabe criticar ou discutir as regras eleitorais. Devemos é conhecer a lei e respeitá-la”. Souto, que é presidente regional do partido, enfatizou que os tribunais estão cada vez mais rigorosos e por isso tem havido tantas cassações de mandatos.
Para o ex-governador, a boa organização da campanha será fundamental para que o partido tenha bons resultados na eleição de outubro. “Temos que trabalhar de forma correta, de acordo com a lei e, principalmente, falando a verdade à população, que me parece cansada de quem promete muito mas não corresponde às expectativas depois de eleito”, disse Souto.
Durante mais de quatro horas, os especialistas em direito eleitoral Admar Gonzaga e Ademir Ismerim trataram dos principais temas relacionados a uma campanha política, com ênfase nas restrições criadas pela nova Lei Eleitoral. Na maior parte do tempo, Ismerim e Gonzaga responderam as principais dúvidas dos pré-candidatos presentes em temas como desincompatibilização, propaganda eleitoral e internet.
“É profundamente positivo um partido realizar esse tipo de conversa, abrindo espaço para que os candidatos possam ampliar seu conhecimento das normas legais, para que depois não venham a ser surpreendidos”, afirmou Ademir Ismerim. Para o deputado estadual Heraldo Rocha, líder do Democratas na Assembléia Legislativa, além da importância do tema tratado, o evento promovido ontem pelo comando estadual da legenda teve um outro significado relevante. “Foi muito bom ver o grande interesse demonstrado por nossos candidatos, o que mostra a força que tem o Democratas da Bahia. Mostra que estamos preparados para as eleições. Certamente esta força vai aparecer também nas eleições”, disse.
Além dos 400 candidatos de vários municípios baianos, participaram da palestra os deputados federais ACM Neto, Fábio Souto, José Carlos Aleluia, Jorge Khoury, Félix Mendonça, Luiz Carreira e Paulo Magalhães, e os deputados estaduais Gildásio Penedo, Carlos Gaban, Tarcízio Pimenta, Clóvis Ferraz, Junior Magalhães, Misael Neto, Sandro Régis (PR) e Paulo Azi. (Da redação)
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Em seu primeiro ano de vigência, arcabouço fiscal evidencia fragilidades

Publicado em 18 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto Re...

Mais visitadas