Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, abril 01, 2006

Tortura Nunca Mais pede demissão de Albuquerque

A presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, Elizabeth Silveira, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria demitir o comandante do Exército, general Francisco Albuquerque.
Dizendo-se "perplexa, profundamente indignada e abismada", Elizabeth definiu como "escárnio com os familiares dos mortos e desaparecidos políticos" a nota de Albuquerque sobre o golpe de 31 de março de 1964, na qual diz se orgulhar do passado.
Em 2004, um comunicado da Arma sobre fotos de um prisioneiro político que se pensava ser o jornalista Vladimir Herzog provocou atritos com o então ministro da Defesa, José Viegas, que deixou o governo por causa desse episódio.
"Acho que ele deveria ser demitido desse cargo. Obviamente, o general não está preparado para esses tempos", declarou. "O Exército vangloria-se dos crimes que cometeu. Ficamos muito entristecidos de saber que, na Argentina e no Chile, as Forças Armadas vieram a público pedir perdão e aqui, além de se negarem a abrir os arquivos da ditadura, vangloriam-se em público."
Ela criticou, especialmente, o fato de Albuquerque afirmar que a ditadura contribuiu para a democracia no Brasil. "Não consigo entender como podem dizer que trabalharam pela democracia. Deram um golpe de Estado, destituíram um governo eleito democraticamente, censuraram a imprensa, impediram a organização da sociedade civil e prenderam milhares de opositores. Não consigo entender que democracia é essa", argumentou.
Elizabeth disse ter ficado chocada, em particular, porque o texto é publicado na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A gente fica muito perplexo porque não é o Exército do governo Sarney, mas do governo Lula." Ocupantes de cargos de primeiro escalão da administração federal, como a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participaram da resistência armada contra o regime militar.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Nenhum comentário:

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas