Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 03, 2006

Sai aposentadoria do cheque

Por: Bruna Rosa

Parcelamento automático no varejo
Visa e MasterCard investem em novas opções para os usuários do cartão de débito e antecipam aposentadoria dos cheques
Bruno Rosa


Folhas de cheque pré-datado e faturas parceladas no cartão de crédito vão passar a dividir as contas, literalmente, com os cartões de débito. A novidade no meio de pagamento eletrônico vai permitir que os consumidores distribuam em várias prestações as compras que antes eram apenas debitadas automaticamente. O objetivo é agregar mais funções ao produto cuja utilização está vinculada ao dinheiro em conta-corrente.
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o número de cartões de débitos chega a 389 milhões de unidades em circulação. Em 2005, os bancos distribuíram 165,4 milhões de cartões. Com mais unidades, o número de transações dos cartões de débito deverá alcançar o registrado pelos cartões de crédito (que fecharam o ano passado com 66 milhões de unidades ativas) pela primeira vez este ano.
Estima-se que em 2006 o débito registre 1,9 bilhão de transações contra 2 bilhões dos cartões de crédito. Porém, pela sua facilidade de parcelar as compras, os de crédito ficarão com a maior fatia negociada: R$ 152 bilhões, contra R$ 83 bilhões.
Com mais uma opção na hora do pagamento, o novo sistema vai aproximar ainda mais os números e tende a tornar as folhas de cheque amarelas por falta de uso. Mas este ano apenas o cartão de crédito vai superar o número de transações dos papéis, segundo pesquisa do banco Credicard, um dos maiores emissores de cartões do país. Entre 2000 e 2005, a compensação de cheques caiu 25,4% (de 2,6 bilhões para 1,9 bilhão), enquanto os cartões de crédito cresceram 98,9%: de 731 milhões para 1,4 bilhão.
O parcelamento das compras através do débito automático já acontece desde 2000 para segmentos específicos como computadores e material de construção. Este ano, no entanto, se depender da Visa, o sistema - chamado de CDC Electron - chegará a diversos segmentos de consumo como vestuário, livrarias e até em supermercados.
Segundo Percival Jatobá, diretor de produtos da Visa Brasil, estão sendo realizados testes em diversos canais. Dos cerca de 650 mil pontos eletrônicos existentes no país, 50 mil já possuem o sistema de parcelamento automático em conta-corrente. A meta é crescer este ano, mas, na visão de Jatobá, a ampliação depende das estratégias dos bancos.
- A Visa possui 95 milhões de cartões. Todos são aptos a programar as contas parceladas. Hoje, Banco do Brasil e Bradesco têm o sistema para computação e material de construção. Porém, já sinalizaram a ampliação da modalidade para outros segmentos de consumo - ressalta Jatobá.
O advogado Fernando Silva, de 29 anos, acha o novo serviço uma vantagem para o bolso de qualquer consumidor.
- Fico livre da anuidade do cartão de crédito e consigo utilizar o meu cartão de débito em diversas funções, como parcelar - diz o advogado, enquanto compra na livraria Berinjela, no Centro, que já adotou o sistema da Visa.
A Visa já fechou parceria com outras duas grandes instituições financeiras do país.
- O banco que entrar agora já sabe o que foi testado. Queremos crescer este ano, mas ainda não temos expectativa porque dependemos dos bancos. Não se pode investir sem saber se os parceiros também querem. Mas, em conversas com as instituições, percebemos que o interesse tem aumentado. Vamos amadurecer o segmento - endossa Jatobá.
Fonte: JBOnline

Nenhum comentário:

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas