Por: Diegocasagrande
A diretoria da Varig decidiu recomendar ao Conselho de Administração da companhia que aceite a nova proposta de compra apresentada nesta quinta-feira pela Varig Log. A oferta, de US$ 400 milhões, amplia em US$ 50 milhões a proposta anterior, feita em 9 de abril, e incorpora, segundo a Varig, algumas sugestões das partes envolvidas nas negociações. A transação ainda precisa passar pelo crivo da Justiça e da Agência Nacional de Aviação Civil, o que deve acontece até o início de maio, de acordo com a assessoria da Varig Log. Em nota, a compradora afirma que “a transação será realizada com recursos da Varig Log e não será financiada por créditos oficiais”. A Varig Log também garante que “uma vez concretizada, esta transação manterá a Varig em funcionamento, com a manutenção de suas rotas nacionais e internacionais operando dentro do padrão de qualidade que a tornou uma empresa líder de mercado”.De acordo com comunicado distribuído, a diretoria da Varig encara essa proposta de compra como uma “solução de mercado” para recuperar a companhia. Nesta quinta-feira, os funcionários da Varig assinaram protocolo de entendimento concordando com o corte de pessoal e redução salarial de 30%, conforme o plano emergencial da consultoria americana Alvarez & Marsal. O quadro da empresa deverá cair de 9,8 mil funcionários ativos para 6,9 mil – uma redução de 2,9 mil pessoas. A decisão foi considerada “histórica” entre lideranças sindicais. “Os trabalhadores não vão impedir que a empresa tenha o tamanho adequado à sua operação atual, desde que seja dentro das regras trabalhistas”, disse o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Fochesato. Presidente da Associação de Pilotos da Varig (Apvar) de 1991 a 2001, ele disse que nunca havia sido feito um acordo desse tipo. Desde o ano passado, o peso da companhia no mercado diminui. A Varig voa hoje com 54 dos 71 aviões da frota e ocupa 19% do mercado doméstico e 70% dos vôos internacionais feitos por empresas nacionais. Com o enxugamento, a relação empregados por avião, em 182, cairá para algo perto 120. O acordo foi definido em reunião na quinta, na sede da empresa. Novos planos de demissão voluntária e aposentadoria incentivada deverão ocorrer antes de iniciar as demissões.“É duro dizer. Ou fecha a Varig ou ela é salva com menos emprego”, disse a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino.
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