Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Oposição apóia Jurandy Oliveira

Reunida durante mais de cinco horas, a bancada da oposição na Assembléia Legislativa decidiu, ontem, que irá apoiar a candidatura do deputado Jurandy Oliveira (PDT) à presidência da Casa, na eleição que ocorre na sexta-feira. Pelo placar de 14 a nove, foram vencidos os deputados que defenderam a composição com o candidato do governo, o deputado Marcelo Nilo (PSDB). Mesmo assim, a oposição se reunirá com o tucano e com a liderança da maioria para exigir os três cargos na Mesa Diretora aos quais tem direito, inclusive a segunda cadeira mais importante do colegiado: a primeira secretaria.
“Os partidos da oposição – PFL, PP, PR, PRP e PTN –, decidiram que não terão candidato próprio e que irão votar em bloco na candidatura de Jurandy Oliveira, que é do PDT, partido da base do governo. Vamos sentar, agora, para negociar com o candidato do governo os cargos na Mesa, até porque não estamos lançando nome próprio e temos direito à proporcionalidade. Estamos apoiando o nome avulso de um partido do bloco do governo”, disse o deputado Paulo Azi (PFL), que coordenou a reunião.
Ele informou que PFL, PP (que formou um bloco com o PRP, com sete parlamentares) e PR (que se uniu ao PTN, compondo um bloco com seis deputados) negociarão cargos na Mesa Diretora. Caberá ao PFL, maior partido na Casa, a escolha da cadeira mais importante depois da presidência. “Vamos definir qual será esse cargo”, afirmou Azi. Se não for a primeira secretaria, cobiçada pelo PT e PMDB, os pefelistas deverão ficar com a primeira vice-presidência, posto já oferecido à oposição por Marcelo Nilo.
Azi disse que, apesar de contar atualmente com 27 votos, acredita na vitória de Jurandy Oliveira. “A eleição é secreta e vemos parlamentares insatisfeitos na bancada do governo. Tudo pode acontecer”, frisou. Para vencer a eleição, em um colegiado de 63 deputados, o candidato terá que obter 32 votos. Na reunião, o deputado Roberto Muniz (PP) abriu mão da candidatura, “em um gesto grandioso, que visou principalmente a união do grupo político”, avaliou Azi. O deputado Elmar Nascimento (PR) não se colocou como candidato, como havia feito em reunião na semana passada – ocasião em que a oposição havia decidido que lançaria candidatura própria –, e lutou abertamente pela composição com Marcelo Nilo. O comportamento de Elmar Nascimento foi seguido pela maioria dos deputados do PR.
“Temos o direito de ter candidato. Não podemos aceitar as ameaças de retaliação de Marcelo Nilo”, rebateu o deputado Tarcízio Pimenta (PFL), a favor do bate-chapa. Ele disse que o tucano ameaçou retirar cargos de parlamentares da oposição na Casa, caso houvesse o confronto.
A reunião foi tensa e longa por conta das discussões entre o grupo que defendia a composição e o que apoiava a candidatura de Jurandy Oliveira, presente ao encontro. O PP chegou a trabalhar com as duas possibilidades. O deputado progressista Luiz Argolo chegou a se colocar como interlocutor do partido junto a Marcelo Nilo, em caso de composição.
Os deputados Carlos Gaban (PFL) e Gilberto Brito (PR) não compareceram à reunião, mas foram consultados por telefone e defenderam o apoio a Jurandy Oliveira, que sinalizou que disputaria a presidência mesmo sem o apoio oficial da oposição. O PFL também decidiu que irá convidar os deputados Reinaldo Braga e Paulo Câmera, que aderiram ao novo governo, para se desfiliarem da sigla. Caso contrário, poderão ser expulsos.
Ontem, Marcelo Nilo disse que garantiria a proporcionalidade na composição da Mesa Diretora da Assembléia. Ele afirmou ainda que oferecerá à oposição a indicação do ouvidor da Casa e de um diretor. Na Mesa, os cargos que pretende oferecer são a primeira vice-presidência e segunda e terceiras secretariais. Ele não anunciou a chapa ontem por conta da reunião da oposição. O tucano afirmou que só anunciará a chapa no dia da eleição.
Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

Não há chances de consenso sobre como combater o crime organizado

Publicado em 26 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Dum (Arquivo Google) William Waack Estadã...

Mais visitadas