sábado, dezembro 06, 2025

Herança política de Bolsonaro vira obstáculo para a ambição de Tarcísio

Publicado em 6 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet

Decisão de Bolsonaro visa garantir o protagonismo do clã

Malu Gaspar
O Globo

Oficialmente, o governador Tarcísio de Freitas ainda não se manifestou sobre as declarações de Flávio Bolsonaro de que o pai o nomeou herdeiro político. Mas, nos bastidores, tanto ele quanto interlocutores próximos vêem com ceticismo a possibilidade de uma candidatura presidencial do senador do PL em 2026.

O governador foi avisado na véspera por Flávio, mas ainda assim se surpreendeu com a guinada. No final de setembro, quando Tarcísio esteve com Bolsonaro pela última vez, Flávio ainda mantinha a intenção de se candidatar a senador e Michelle era cogitada para ser a vice numa eventual chapa presidencial com ele em 2026.

MUDANÇAS – Embora não tenha ficado propriamente satisfeito com a nova configuração do cenário, tanto o governador como seus aliados avaliam que ele ainda pode mudar muito até 2026. Por ora, nenhum deles acredita que a candidatura de Flávio é para valer, até porque em sua declaração pública ele diz que recebeu do pai a “missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, mas não menciona explicitamente uma candidatura presidencial.

Para o entorno de Tarcísio, a decisão de Jair Bolsonaro de lançar agora o nome do filho visa, primeiro, garantir o protagonismo do clã, mesmo com o pai na prisão – mas sem entregar esse lugar de destaque a Michelle Bolsonaro, que vinha se movimentando de forma explícita para consolidar sua liderança na direita.

PRESSÃO – Outra utilidade da “candidatura” de Flávio seria pressionar Hugo Motta e o Centrão para aprovar a anistia na Câmara em troca da união da direita em torno de um outro candidato apoiado por Bolsonaro. E, ainda, mais adiante compor uma chapa com o próprio Flávio ou com um nome endossado pelo ex-presidente.

Seja como for, a única certeza no entorno de Tarcísio é que ele não se lançará à Presidência da República contra um Bolsonaro em 2026. Para que o governador se candidate, portanto, vai ser necessária uma nova costura política que contemple as condições do clã. Essa costura começa agora, mas é muito difícil prever, agora, suas chances de sucesso.


Em destaque

Antropóloga alerta: o Rio não vive crise de segurança, mas tragédia humanitária

Publicado em 6 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Coordenadora diz que GLOs realizadas no Rio oram ...

Mais visitadas