24/11/2024 / 8 de Janeiro, JUSTIÇA, NOTÍCIAS, POLÍTICA
Ex-presidente que foi indiciado por tentativa de golpe de Estado na quinta-feira (21/11), junto com outros 37 nomes, disse que tudo é “narrativa” de Moraes e de sua Polícia Federal criativa – Segundo o jornalista William Waak, é certo que Bolsonaro será condenado
COMPARTILHE:
De acordo com William Waak, “o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal será o grande acontecimento da política em 2025“. O comentarista da CNN argumenta que “nunca antes um político que atacou a corte foi julgado pela própria corte” e que “nunca antes o país julgou civis e militares acusados de dar um golpe de Estado“.
O jornalista tenta rotular a situação de Bolsonaro, ainda que implicitamente, como “perseguição” usando o termo “componente político”, que segundo ele estará presente do começo ao fim do julgamento.
O comentarista diz que operadores de direito já começam a debater, por exemplo, até onde o fato de o golpe não ter sido consumado pode levar seus idealizadores à condenação. Ou até que ponto a ausência, pelo menos até agora, de uma digital clara de Bolsonaro autorizando toda a operação pode levá-lo à prisão.
Claramente, por suas palavras lançadas em desalinho, o jornalista parece defender a ideia de que, não tendo sido consumado, o golpe não é crime. Mas o professor da UFF, Gustavo Sampaio, afirmou neste sábado (23/11), em entrevista à GloboNews, que o golpe consumado, sendo obviamente crime, não pode ser penalizado pelas razões óbvias de que seus idealizadores impediriam a Justiça porque já estariam no poder.
Mesmo assim, com todo o golpismo exposto nos últimos dias, Waak diz que o debate jurídico está na mesa. E enquanto isso, Bolsonaro ganha tempo, aproveitando a polêmica para lançar mais veneno:
“Não acredito nessa historinha de golpe, que ninguém viu um soldado sequer na rua, um tiro. Ninguém sendo preso nada, e fica, obviamente, o Alexandre de Moraes inventando narrativa com a sua Polícia Federal bastante criativa“, afirmou Bolsonaro (assista no vídeo abaixo).
“Estão fazendo agora com essa estorinha de golpe, que tá vindo à tona com tanto estardalhaço. Iam sequestrar Lula, Alckmin e Alexandre de Mores, pra depois envenenar. Ah, vai plantar batata, o que você bem entender, mas pelo amor de Deus, deixa de querer perseguir as pessoas por interesse pessoal“.
Ainda de acordo com Waak, que observou as “declarações [feitas pelo STF] até agora“, sua impressão é a de que “a decisão do Supremo já está tomada” e que “Bolsonaro será condenado“.