Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, novembro 24, 2024

Professor da UFF destrói argumentos de defesa de Bolsonaro sobre consumação do golpe de Estado (vídeo)

 


8 de JaneiroJornalismoJUSTIÇANOTÍCIASPOLÍTICA

"Já é crime a própria colocação em prática do esforço para atingir aquele resultado“, diz Gustavo Sampaio (Direito Constitucional). “Até porque, se o crime de golpe de Estado for bem sucedido, encerra-se tudo: o grupo opressor toma poder e não vai ser mais punido” – ASSISTA

COMPARTILHE:

De acordo com o professor de Direito ConstitucionalGustavo Sampaio, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em entrevista neste sábado (23/11), a Leilane Neubarth, da GloboNews, “estão errados esses que dizem que não têm relevância penal” o fato de não ter sido consumado o golpe de Estado que foi tentado por Jair Bolsonaro (PL) e aliados, no âmbito das revelações que vieram à tona desde o indiciamento do ex-presidente pela Polícia Federal, na quinta-feira (21/11).

Sampaio diz que a mera tentativa qualifica o “crime tentado“, como na “tentativa de homicídio“. E no caso da tentativa de golpe de Estado e da abolição violenta do Estado Democrático de Direito, “conforme muitos especialistas em Direito Penal dizemnós estamos falando de crimes de empreendimento“, quando “já é crime a própria colocação em prática do esforço para atingir aquele resultado“.

Então, no caso da tentativa de golpe de Estado, da ação violenta do Estado Democrático de Direito“, e todas as movimentações feitas neste sentido, “tudo isso já tem relevância penal, até porque se o golpe de Estado for bem sucedido, encerra-se tudo: o grupo opressor toma o poder, não vai ser mais punido por ninguém, porque ele vai ter o controle de tudo”, diz o professor da UFF.

“Então, o que se pune no golpe de Estado é a tentativa mesmo. É o emprego dos meios necessários para atingir aquele resultado. Estamos falando de três crimes gravíssimos organização criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito e golpe de Estado“.

ASSISTA A SEGUIR:

Em destaque

Bolsonaro ironiza a “historinha de golpe”, como “narrativa” de Moraes

Publicado em 23 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Jair Bolsonaro corta do cabelo no interior de Al...

Mais visitadas