Na Bahia, em 2023, festivais gastronômicos movimentaram mais de R$ 16 milhões
Além de promover a democratização da boa gastronomia, a Salvador Restaurant Week fortalece o turismo ao estimular visitantes a explorarem diferentes áreas de Salvador. Mais de 100 restaurantes participantes se tornam pontos de interesse turístico, contribuindo para uma experiência cultural enriquecedora. Este panorama promove um crescimento econômico e cultural, consolidando a capital baiana como um destino gastronômico de destaque no Brasil.
Para se ter uma ideia, em 2023, os festivais gastronômicos da Bahia tiveram um faturamento superior a R$ 16 milhões, segundo a Agência Sebrae de Notícias. A gastronomia é um atrativo turístico-cultural porque possibilita que se conheça, de forma prazerosa e peculiar, a partir de aromas e sabores, a história, hábitos e costumes de um povo.
A Salvador Restaurant Week (SRW), por exemplo, está realizando a 24ª edição até 03 de novembro, com mais de 100 restaurantes participantes e espera vender mais de 160 mil menus, totalizando cerca de R$ 20 milhões em vendas. Na edição anterior, foram vendidos cerca de 100 mil menus.
Segundo Emerson West, sócio do charmoso e aconchegante restaurante Zaffe, localizado no Candeal, (antigo Zafferano), eventos gastronômicos desempenham um papel fundamental na promoção da diversidade cultural e na valorização da identidade culinária de uma região tão rica como a nossa. “Além de oferecerem experiências únicas e deliciosas, esses eventos também contribuem para o desenvolvimento econômico local, impactando diretamente no turismo e na economia. É também uma bela oportunidade para chefs e produtores locais mostrarem suas habilidades e conceitos, fortalecendo a conexão entre a comunidade e a culinária. Aqui no Zaffe, por exemplo, esse caldeirão cultural está sempre vivo”, disse West.
Já o Salvador Burger Gourmet (SBG), que contou com a participação de mais de 50 estabelecimentos de gastronomia e hamburguerias na sua última edição, apesar de ser um evento novo, vendeu cerca de 40 mil experiências, injetando mais de R$ 1,5 milhão na economia local.
Ao todo, espera-se que os dois eventos promovam, aproximadamente, a circulação de 200 mil pessoas pelos empreendimentos gastronômicos da capital baiana. No Brasil, até a última edição, Salvador era a terceira cidade em movimento para a Restaurant Week, atrás apenas de São Paulo e Brasília. Hoje, proporcionalmente, a capital baiana já está empatada tecnicamente em movimentação de consumidores durante o festival.
Até o momento, foram realizadas 47 edições nacionais da SRW, com mais de seis milhões de pessoas e 4,5 milhões de experiências (menus) vendidas, totalizando mais de meio bilhão de reais injetados na economia soteropolitana. É um aumento no faturamento de cerca de 40%.
Sugestão de entrevistas: Emerson West, sócio do restaurante Zaffe e demais donos de restaurantes para falarem sobre a movimentação econômica nos seus estabelecimentos.
Contatos para marcação de entrevistas com a assessoria oficial da Salvador Restaurant Week:
Verônica Macêdo / Jornalista responsável - DRT 1770/ BA.
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Pauta enviada pelo Jornalista Fábio Almeida