em 28 out, 2024 3:09
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O 2º turno eleitoral em Sergipe ficará marcado na história não apenas pela eleição da primeira mulher prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, mas pelo chamado “efeito dominó” o efeito cascata que não leva apenas o candidato Luiz Roberto, mas, principalmente o mentor dele, Edvaldo Nogueira, o marqueteiro Cauê e os governadores Jackson (pior da história) e Valadares.
Em Aracaju muita gente metida acordo de ressaca, não moral, porque nunca teve, mas compreendendo a força que o Poder não se compra, não só com dinheiro mas, sobretudo, com pressões de todos os tipos. A derrota de Luiz de Edvaldo é um sinal para o governador Fábio escolher melhor suas companhias e repensar quem são os verdadeiros aliados e com quem poderá contar em 2026.
Por exemplo, o senador Laércio Oliveira – que indiciou o vice do derrotado Luiz de Edvaldo e tem interesses empresariais na Prefeitura de Aracaju – não tem nada a perder em 2026 disputando o governo do Estado como arquitetou se aliando a Edvaldo.
E Edvaldo? Pra onde vai com a sazonalidade de 2 anos?
Se Mitidieri arrumar uma “boquinha” pra ele no estado é sabendo que tem um escorpião brabo só esperando o momento para dar a picada. Mitidieri precisa se livrar de Edvaldo pra não comprometer sua reeleição.
Luiz nunca foi o melhor candidato. Foi uma imposição de Edvaldo e que colocou o governador de joelhos. Mitidieri, com o discurso da lealdade a Edvaldo errou com o grupo e o resultado foi a implosão com 3 candidaturas e fraturas complicadas para 2026.
Edvaldo não elege ninguém e é um figura que o grupo quer distância. E mais: que moeda política Edvaldo oferecerá em 2026 depois do resultado desastroso de agora? O melhor é Edvaldo reconhecer que seu tempo já passou. Bota um pijama ou crie um grupo musical pra dizer que é seu, onde possa tocar sua zabumba mal batida.
Uma coisa é certa: Edvaldo deve botar o pijama. Já deu. Cansou. No “efeito dominó” caíram também além de Edvaldo, Laércio e Alessandro, Jackson Barreto, Cauê, Valadares, Daniella Garcia, Valadares Filho, entre outros.
Tchau, Edvaldo. Foi um “efeito dominó” no arbítrio, na arrogância e na ganância política.
Sergipe del Rey! Aracaju 2º turno: dos 416.605 eleitores aptos, quase 104.938 Não foram às urnas. Mais de 30% do eleitorado que somados aos 15.464 votos nulos e 7.537 votos brancos, chegam a quase 128 MIL Eleitores que disseram Não aos 2 candidatos. Serve de Reflexão para os políticos sergipanos.
Governador Fábio Mitidieri, também derrotado tem dois anos para ficar esperto escolher melhor suas companhias para não ter em 2026 o mesmo fim de Edvaldo hoje. Em 2022, Edvaldo desdenhou candidatura de Fábio. Fábio deve “colocar as barbas de molho”, antes que seja tarde demais “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que estão à sua volta”. A frase de Maquiavel caí bem agora para Fábio. Se quiser “ajeitar” Edvaldo no secretariado será a prova que não está preocupado com 2026. Em 2022, com a negativa do grupo para candidatura ao governo de Edvaldo, ficou clara a contrariedade dele se comportando de forma isolada e oportunista cruzando os braços no 1º turno estadual. Desdenhou a candidatura de Fábio, torcendo por uma derrota a prova maior foi não aceitar indicar a esposa, Danusa, como vice de Fábio. Agora, em 2024, montou uma chapa com Luiz/Fabiano/Laércio onde os interesses empresariais se confundiram com os interesses do povo . Fábio deve “colocar as barbas de molho”, antes que seja tarde demais.
“Boquinha” para o concunhado foi sinal da derrota Há poucos dias do 2º turno Edvaldo deu um recado que tinha jogado a toalha: a exoneração do “eficiente” Renato da SMTT e nomeação do mesmo para diretoria do consórcio de transportes. Garantiu o emprego para o concunhado. Como dizia o eterno Osmário: Arrepare!
Marqueteiro Cauê foi outro grade derrotado, ao lado de Edvaldo. Provou do próprio veneno com a desconstrução do candidato Luiz de Edvaldo Na eleição de Fábio Mitidieri, o marqueteiro Cauê pouco contribuiu com sérios problemas na equipe. Na vitória do 2º turno, nas comemorações a cara de Cauê era de “o que que eu estou fazendo aqui.” Ele sabe que pouco fez e pouca influencia teve. Agora vestiu a camisa com todas as forças, mas não é mais o mesmo. Pegou um candidato com uma enorme vidraça e, provou do próprio veneno, com todos adversários destruindo uma candidatura fraca, sem carisma e que mesmo com duas máquinas públicas foi fadada ao insucesso. Cauê construiu a trajetória dele como marqueteiro destruindo candidaturas e provou do próprio veneno. Tinha anunciado que não faria mais campanha. Seria uma saída mais honrosa agora sai como um grande perdedor ao lado de Edvaldo Perdeu o “time” por não ter se aposentado. Seria uma vingança, ironia ou justiça do destino?
Votação de Yandra e migração de votos para Emília Corrêa A maior parte dos vereadores eleitos e não eleitos que apoiaram Yandra migraram diretamente para Emília Corrêa, expressando um voto de revolta contra o sistema montado pelo governador Fábio Mitidieri e o atual prefeito Edvaldo Nogueira. Essa movimentação reflete uma insatisfação crescente com as lideranças políticas locais.
A gestão edvaldiana não foi péssima. A votação de Waneska é o tamanho eleitoral de Edvaldo. Edvaldo não faz uma péssima gestão, como o blog já disse. Mas nada fez ou faz que se possa dizer que seja relevante para o desenvolvimento sustentável, para o crescimento econômico do terceiro milênio. Nadica de nada! Não tem projeto de gestão nem planejamento para os próximos 20 anos. Faz o feijão com arroz do almoço e o cuscuz com manteiga do jantar e sempre teve a sorte de não ter uma oposição tática e estratégica nas outras disputas. Não conseguiu eleger uma vereadora. Vestiu a camisa, tirou lideranças de aliados, como Bittencourt, para Waneska Barbosa de nada adiantou. A votação de Waneska é o tamanho eleitoral de Edvaldo.
Laércio, o subserviente Bolsonarista já deve ter pedido arrego para a prefeita eleita Emília Corrêa O senador Laércio Oliveira que foi chacota nacional segurando Bolsonaro pela barriga numa carreata em Aracaju já deve ter pedido arrego para Emília ontem mesmo após o resultado eleitoral. Laércio tem interesses empresariais encrustados na Prefeitura de Aracaju – aliás, recentemente teve até uma licitação emergencial – e, com certeza é outro que em 2026 não estará no palanque de Fábio Mitidieri.
Alessandro vai lutar muito para ser deputado federal Já o senador Alessandro Vieira sonhava que a delegada Danielle seria a tábua de salvação para ele em 2026, se vencesse a eleição em Aracaju ou chegasse ao 2º turno. Com o resultado pífio de Daniella (3 derrota consecutiva – AJU, 2020/22 e senado 2024), o senador Alexandro relembra a ressaca pífia quando foi candidato ao governo em 2022. Um sinal claro que se desejar algo na política terá que lutar muito para ser deputado federal. E olhe lá.
Com a caneta na mão Emília pode desnudar o que chama de sistemão: auditoria externa na Prefeitura como um dos primeiros atos em janeiro A certeza é que a partir de janeiro a Prefeitura de Aracaju passará por uma auditoria externa para desnudar e mostrar para a sociedade tudo, tudo mesmo, principalmente este último ano da gestão edvaldiana cheia de licitações emergenciais.
Fortalecimento As forças de segurança de Sergipe receberam, na última sexta-feira, 25, mais de R$ 3,3 milhões em investimentos por parte do Governo do Estado, além da valorização profissional por meio das promoções de 254 oficiais e praças. Na solenidade, que contou com a presença de centenas de servidores e secretários, foram entregues 25 novas motocicletas modelo BMW ao Getam, visando reforçar a atuação na capital e interior. Além disso, foram entregues vans e micro ônibus para o Centro de Ensino e Instrução (CEI) da PM.
Fortalecimento II Em relação às promoções dos policiais militares, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, afirmou que representa a valorização profissional dos servidores, e mais um compromisso sendo realizado pela gestão Mitidieri. “É o governo cumprindo tudo aquilo que foi prometido para a segurança pública, não só em termos de equipamentos, mas também em termos de promoção e reconhecimento do trabalho dos servidores”, ressaltou.
Eleições OAB/SE: Lançamento da campanha de Danniel Costa e Edênia Mendonça reúne mais de 1500 advogados O lançamento da campanha de reeleição de Danniel Costa e sua vice, Edênia Mendonça, à presidência da OAB/SE reuniu mais de 1.500 advogados no Hotel Del Mar, em Aracaju, em uma significativa demonstração de apoio da advocacia sergipana ao projeto aprovado por quase 70% da classe – recente pesquisa do Instituto W1 revelou que 25,3% dos advogados consideram a gestão “ótima”, enquanto 44% a classificaram como “boa”, totalizando uma aprovação de 69,3%. A eleição da OAB/SE ocorrerá dia 19 de novembro, na modalidade on-line
Momento decisivo Realizado na noite de quinta-feira, 24, o evento reforçou a unidade e o apoio à Chapa 2 – Conexão Nova OAB e foi marcado por aplausos e discursos emocionados, sinalizando um momento decisivo para o futuro da advocacia sergipana. Danniel Costa agradeceu aos colegas que compõem a direção da instituição, destacando o projeto de uma OAB mais inclusiva e próxima dos advogados.
Conquistas O presidente ressaltou as conquistas dos últimos dois anos e nove meses e o papel essencial de cada advogado no sucesso da gestão, renovando seu compromisso para o futuro. “Esse apoio massivo demonstra que estamos no caminho certo. Nossa gestão foi pautada no compromisso de fortalecer a advocacia. Hoje, mais do que nunca, tenho a convicção de que precisamos continuar trabalhando juntos para alcançar novos avanços”, afirmou Danniel Costa, emocionado com a adesão da classe.
Inclusão e valorização Edênia Mendonça também destacou o compromisso da chapa com a inclusão e valorização da advocacia feminina, da advocacia jovem e a do interior. “Assumimos o compromisso de lutar por uma OAB mais justa, inclusiva e representativa, onde todos se sintam ouvidos e valorizados. Continuaremos juntos nessa caminhada, por uma Ordem que acolhe e representa cada advogada e advogado sergipano, estejam na capital e do interior. É o nosso compromisso”, declarou.
Mudança do ponto facultativo Hoje é Dia dos Servidores, mas os funcionários públicos do Poder Executivo estadual não terão ponto facultativo na presente data, justamente porque o governo decidiu transferir para a próxima sexta-feira, 1° de novembro, véspera do feriado de Finados. Portanto, o governo deixou claro aos funcionários públicos e a toda a população que os serviços administrativos do Estado funcionarão normalmente nesta segunda-feira, 28.
Jogos dos Servidores Hoje, dia 28 de outubro, terá início os Jogos dos Servidores Estaduais. Sem dúvida, essa é uma ação significativa do Governador Fábio Mitidieri, que retoma um evento há muito aguardado – foram 14 anos de espera até que essa celebração esportiva voltasse a acontecer. Mais do que uma simples competição, os Jogos dos Servidores são uma oportunidade valiosa para fortalecer o bem-estar, a saúde e o convívio entre os servidores. A prática esportiva não apenas promove benefícios físicos e mentais, mas também reforça laços de cooperação e amizade, essenciais para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Além disso, esses jogos proporcionam um momento de descontração e integração, criando um espaço em que o compromisso com o trabalho e o espírito esportivo se encontram.
Avon convida público a participar do Outubro Rosa ativamente Como incentivo às mulheres a cuidarem de suas mamas e receberem informação de qualidade, a marca lançou a campanha #EstarComElas apresentando versão exclusiva da Loção Corporal Avon Care, com 100% do lucro revertido em saúde e direito das mulheres
INFONET