segunda-feira, outubro 28, 2024

Em Goiânia, a derrota que mais doeu para Bolsonaro neste segundo turno


Caiado e Mabel quebram tabu que durava 32 anos em Goiânia - Portal 6

Caiado elegeu Mabel e disse que a direita não tem dono…

Bela Megale
O Globo

A derrota de Fred Rodrigues (PL) em Goiânia foi a mais sentida por Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições. Desaconselhado por aliados a ir para a capital de Goiás neste domingo, o ex-presidente insistiu em fazer agenda com o candidato do PL, que acabou derrotado.

O vencedor foi Sandro Mabel (União), apoiado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Com 97% das urnas apuradas, o candidato do União já recebera 55% dos votos e o do PL, 44%.

AS RAZÕES – Na avaliação dos bolsonaristas, dois pontos enfraqueceram Fred Rodrigues na reta final. Um deles foi a denúncia de que seu diploma universitário é falso. O outro foi a operação da Polícia Federal contra o deputado Gustavo Gayer, principal padrinho político do candidato do PL em Goiânia.

Gayer é suspeito de desviar recursos públicos da cota de deputado e falsificar documentos. A investigação aponta que ele mantém uma escola de inglês e uma loja de roupa com recursos da Câmara.

Bolsonaro fez ouvidos moucos e decidiu ir para Goiânia. De camarote, presenciou a derrota do aliado.

PONTO DE HONRA – A vitória na capital goiana era questão de honra para Bolsonaro. O ex-presidente tinha certeza de que seu candidato Fred Rodrigues derrotaria Sandro Mabel, e, por consequência, o governador Ronaldo Caiado, com quem Bolsonaro travou uma guerra nas eleições municipais e chegou a chamar o oponente de “covarde” e “rosnador”.

Ao longo da semana, o ex-presidente vinha recebendo informações de pesquisas mostrando que a chance de Mabel vencer era grande, mas nunca acreditou.

No sábado, Caiado disse que Mabel iria ganhar, porque a direita não tem dono. Na manhã deste domingo, Bolsonaro mudou o tom e fez aceno direto a Caiado, falando que a direita não tem racha…

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Bolsonaro e Lula saíram derrotados dessas eleições, que incluíram candidatos de todas as facções políticas, em geral. A próxima eleição presidencial irá fatalmente a segundo turno, totalmente indefinida. (C.N.)

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas