em 23 out, 2024 4:10
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
No próximo domingo, Aracaju não vai só às urnas — decidirá também o destino das eleições de 2026. E entre os que têm pretensões elevadas está o Prefeito Edvaldo Nogueira, sonhando com uma cadeira no Senado. Porém, a depender do resultado do pleito municipal, essa ambição pode ser levada diretamente ao arquivo morto, onde também repousam suas ilusões de se tornar deputado federal. Sim, o futuro de Edvaldo como liderança política está em risco. O rapaz de Pão de Açúcar (Alagoas) que veio fazer medicina na UFS na década de 80, mas acabou tropeçando na política, talvez se depare com o fim de uma carreira que, convenhamos, sempre esteve mais ancorada na sombra de Marcelo Déda do que em qualquer luz própria.
Vamos combinar: liderança nunca foi o forte de Edvaldo. Desde os tempos de movimento estudantil até sua trajetória política, o carisma que faltou a ele sempre sobrou em Déda. Foi Déda quem o fez prefeito — e o reelegeu, quebrando amizades históricas para colocá-lo como vice de chapa. Edvaldo, o vice, o eterno segundo lugar. Um homem que nunca teve um grupo, nunca soube o que é gratidão, e só se alia aos outros por conveniência. A cada quatro anos, claro.
Ele se elegeu e se reelegeu prefeito graças ao apoio de várias lideranças que o carregaram nas costas enquanto ainda acreditavam que valia a pena. Mas parece que essa paciência acabou. Com seu pouco acolhimento político de aliados e seu desdém, Edvaldo vem se afastando cada vez mais dos políticos que o rodeavam. Como bem resumiu o ex-governador Belivaldo Chagas, “Edvaldo é um político que não gosta de político.” Pois é. Edvaldo, que quando está no poder não fala com ninguém, ao deixar o poder vai encontrar a mesma reciprocidade no tratamento — tanto dos políticos quanto do povo. Afinal, o vento que venta lá, também venta cá.
E assim, ele caminha para um isolamento digno da Sibéria em 2026.
A companhia será escassa: talvez só Cauê e Jeferson Passos, seus aliados de sempre, estejam por perto. E o histórico de fracassos recentes não ajuda: Edvaldo não conseguiu se eleger deputado federal, não conseguiu eleger Luiz Roberto para a Câmara dos Deputados, não conseguiu eleger Bittencourt para a Assembleia Legislativa, nem para sua reeleição como vereador, e muito menos levar Wanesca Barboza à Câmara Municipal. Está difícil até para o grupo mais próximo. E agora, em 2026, o que ele conseguirá?
Se Emília vencer no domingo, o estrategista que sempre se achou frio pode acabar sentindo o gelado vento da indiferença política. E parafraseando Cazuza: “O tempo não para”, Edvaldo — talvez o tempo tenha parado de vez para você. Fim de linha!
A Sibéria parece pronta para recebê-lo.
Walter Franco, ontem, 22, à noite no Telejornal da TV Atalaia, quando questionado sobre o que tem a dizer sobre o prefeito Edvaldo Nogueira: “A arte de governar como dizia o ex-presidente dos EUA, Thomas Jeferson consiste exclusivamente na arte de ser honesto”. Sem palavras… Aqui o vídeo no Instagram de Luiz Carlos Focca: https://www.instagram.com/reel/DBcYgkzSy6A/?igsh=MWt0ZWR3cjJwYndlcw%3D%3D
Faz de Conta em SE: resgate de animais silvestres. É preciso que o MPSE faça um TAC com as autoridades responsáveis. Um joga o problema para o outro e a Adema é omissa Está um problema sério com o resgate de animais silvestres. Você liga pra o 190 (PM), 193 (Bombeiros), SEMA, Ibama e todos dizem que o responsável pelos resgates é ADEMA (Administração Estadual do Meio Ambiente). Só que esse resgate funciona até às 13h. Se ligar pela manhã, quando se atende o telefone do resgate se agenda e fala que está agendada. Se passar das 13h mesmo agendado não vão. Vários são os casos e ninguém toma uma providência. No mês retrasado um saruê entrou na casa de uma senhora com uma criança autista e tiveram que dormir na casa de um parente porque o órgão não atende o telefone. Já no mês passado apareceu um cobra na casa de uma senhora às 16h, ligaram pra diversos órgãos e falaram que é com Adema. Pelo horário eles não atendem. Ontem uma capivara na Atalaia, o órgão agendou e não foi novamente. Gostaria que o governador Fábio Mitidieri tome alguma providência quanto ao resgate de animais silvestres. A população clama por socorro. Resgate é 24h, não tem horário.
Agradecimento ao presidente nacional do PSD O prefeito eleito de Lagarto, Sérgio Reis, esteve ontem com o presidente nacional do PSD, para agradece todo apoio e atenção ao município de Lagarto nas eleições deste ano. Disse a ele “missão cumprida, presidente”, porque Lagarto, o maior município do interior de Sergipe, era prioridade para o partido, hoje a maior sigla do Brasil.
882 prefeitos em todo país Sérgio Reis disse que está feliz por ser um dos 26 prefeitos eleitos do PSD em Sergipe, um terço dos eleitos no estado, e um dos 882 do Brasil, o maior número entre todos os partidos. “Nossa missão agora é construir um novo tempo em nosso município. Vamos em frente!”, ressaltou.
Táxi lotação mantido O governador Fábio Mitidieri reforçou ontem, 22, que o trabalho dos transportes intermunicipais, conhecidos como ‘táxis-lotação’, continua inalterado na Grande Aracaju. Mitidieri reforçou que o Projeto de Lei que tramitava na Assembleia Legislativa sobre o tema foi vetado por ser inconstitucional, visto que não poderia partir do Legislativo, e sim do Executivo. Porém, isso não representa nenhuma mudança na atuação e nos direitos destes profissionais. O governador deixou claro: “Não tem interrupção de serviço, ninguém está tirando nada, ninguém está alterando nada. Continua tudo como está. Apenas a lei é inconstitucional por vício de iniciativa”.
TV Atalaia sempre sintonizada com a comunidade mostra infestação de escorpiões que preocupa moradores no bairro Coroa do Meio Ontem, 22, no Balanço Geral Sergipe, da TV Atalaia foi mostrada a preocupação de moradores da Rua Gervásio Araújo de Sousa, no Bairro Coroa do Meio com a infestação de escorpiões principalmente de uma residência abandonada com o acúmulo de lixo e materiais, inclusive com moradores sendo picados. A reportagem entrevistou o doutor em saúde público, Bruno Araújo que reforçou a necessidade de uma solução para o problema já que a picada de escorpiões, principalmente em idosos pode levar a morte. Procurada a Secretaria de Saúde de Aracaju informou que através do Centro de Zoonoses enviará agentes de endemias para apurar a denúncia e que por se tratar de um imóvel particular possivelmente abandonado serão necessários alguns cuidados e a devida apuração para avaliar as medidas cabíveis inclusive acionar a Emsurb para remoção de possíveis focos. O apresentador do programa, Fábio Henrique, alertou que irá acompanhar o desenrolar desta denúncia. Aqui toda a matéria:
Atenção ANS, Hapvida Aracaju precisa urgentemente de uma fiscalização O blog vem recebendo várias reclamações do Hapvida Aracaju. Um das maiores reclamações é de quem precisa de um médico ortopedista na Rua de Campos, Hapvida Clínica. São agendados por dia 129 pessoas para previsão de atendimento em média de 84 pacientes. Algo impossível, desumano e sem a devida qualificação por conta da característica da especializada. Os usuários pedem socorro a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que fiscaliza os planos de saúde privados no Brasil.
Eleições OAB/SE: Chapa 2 – “Conexão Nova OAB” será oficialmente lançada amanhã, 24 O presidente da OAB Sergipe, Danniel Costa, oficializou sua candidatura à reeleição para o triênio 2025/27 na sexta-feira (18). O lançamento oficial da Chapa 2 – “Conexão Nova OAB” será realizado amanhã, 24, a partir das 17h, na área verde do Del Mar Hotel, na Orla da Atalaia em Aracaju.
Presença expressiva A expectativa é que o evento reúna grandes nomes do meio jurídico, com presença expressiva da advocacia, reforçando a proposta de diálogo e inovação apresentada pela Chapa 2, que busca consolidar um projeto de mudança para a advocacia sergipana e propõe uma nova fase de integração e valorização da advocacia.
Fortalecimento Com a campanha em andamento, Danniel Costa e Edênia Mendonça, candidata a vice-presidente do agrupamento da situação, buscam fortalecer o apoio de advogados e advogadas, a fim de continuar promovendo o desenvolvimento e fortalecimento da profissão no estado.
Jeferson Andrade reeleito por unanimidade presidente da Alese E ontem, 22, foi realizada a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe no 2º biênio 2025-2027. “Quero agradecer aos colegas mais uma vez eleito por unanimidade” disse afirmando que quando foi reeleito acreditava que tudo estava tendo da legalidade de então e agora com o entendimento do STF sobre o prazo para a eleição foi realizada outra eleição. Jeferson Andrade lembrou que a Mesa Diretora hoje tem espaço para todos, com diálogo e respeito a todos, seja da situação ou da oposição. “Acreditamos sempre no diálogo como solução para todos”, destacou.
Outubro Rosa Em alusão ao Outubro Rosa, as internas do Presídio Feminino (Prefem), localizado em Nossa Senhora do Socorro, foram contempladas por exames de lâmina, ultrassonografias mamária e transvaginal e consultas com ginecologistas. Os serviços foram fruto de parceria entre as secretarias estaduais da Saúde e da Justiça, por meio da Unidade Móvel de Saúde da Mulher. Segundo informações divulgadas pelo governo ontem, 22, após a triagem, caso alguma alteração seja identificada nos exames das mulheres atendidas, elas serão encaminhadas para acompanhamento e tratamento médico. Parabéns à gestão pela nobre iniciativa!
Seleção professor O processo seletivo simplificado que visa a contratação de professores para lecionar no Centro Estadual de Idiomas (CEI) está com as inscrições prorrogadas até a próxima segunda-feira, 28, no link https://inscricoes.seduc.se.gov.br/, no site do governo. O edital de nº 28/2024/GS/Seduc torna pública a abertura do processo para a seleção de professores de Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Francesa e Libras; direcionada para professores efetivos do Magistério da Rede Pública Estadual de Sergipe e tem os requisitos especificados na publicação. De acordo com a Secretaria de Educação, o CEI visa a internacionalização da rede estadual de ensino por meio das línguas estrangeiras modernas e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O edital completo está disponível no site da Seduc, na aba ‘Editais e seleções’
INFONET