Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, agosto 30, 2024

tabaiana: adversários tentam a tudo custo tirar Valmir da disputa

  em 30 ago, 2024 3:09  

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O candidato a prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), teme ter que deixar a disputa para prefeito de Itabaiana por conta de um dos processos que envolvem o Matadouro Público Municipal. A decisão em primeiro grau de um processo cível foi favorável a Valmir, no entanto, cogita-se que nesta segunda-feira, 2 de setembro, deverá ter um novo julgamento após o Ministério Público ter recorrido na Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Correligionários do deputado Luciano Bispo de Lima (PSD), que é aliado do governador Fábio Mitidieri (PSD), desde o mês de abril apostam e desafiam aliados do ex-prefeito que já teve a candidatura deferida na 9ª zona eleitoral. Um fato novo como o julgamento da próxima segunda-feira poderá tirar o ex-prefeito da disputa, assim como ocorreu em 2022.

O que cogita-se dentro do agrupamento de Valmir é que caso sua situação jurídica esteja incerta até o dia 16 de setembro, data final para substituição, ele não irá arriscar ter os seus votos invalidados e deverá indicar o deputado federal Ícaro de Valmir (PL) como candidato a prefeito do agrupamento político. Cabe a Valmir e ao seu grupo, até o dia 16 de setembro, avaliar.

Edson Passos, do PSD, candidato de Luciano Bispo e do governador, também tenta judicialmente tirar Valmir da disputa. Edson moveu uma ação de impugnação que foi indeferida em primeiro grau. Não contente com o resultado, Edson recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral.

Obs: O vídeo que viralizou nas redes sociais onde Galeguinho da Roupa, cunhado de Edson Passos, avisa  a Valmir de Francisquinho que ele não será candidato e será preso de novo. “Vamos apostar”, diz. Ele diz ainda que manda na Justiça, que já prendeu e aposta muito dinheiro. “O esquema em Aracaju é para torar você de todo jeito”. Num país sério, este “cidadão de bem”, estaria preso há muito tempo: https://x.com/i/status/1828919208840761376

 

O SAAE não sai A prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, define com essa frase “O Saae não sai” o seu protesto contra a inclusão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do seu município, na relação de autarquias que poderão ser leiloadas no dia 4 de setembro na Bovespa, em São Paulo. É a chamada privatização da Deso e de setores municipais de abastecimento de água. Além da prefeita Esmeralda, a Câmara de Vereadores de Carmópolis também rejeita a ideia e aprovou recentemente uma lei que defende a autonomia municipal, nesse caso, violada por esse programa privatista do governo estadual. Uma ação judicial será impetrada pelo município, contra o estado, nos próximos dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revista Realce desrespeita decisão da Justiça e publica pesquisa impugnada dando falsa vantagem a Rafaela Ribeiro A Revista Realce desrespeitou completamente a decisão liminar da Justiça Eleitoral e publicou, na quinta-feira, 29, uma pesquisa impugnada para prefeito de Lagarto, dando vantagem à candidata Rafaela Ribeiro, sobrinha do deputado Gustinho Ribeiro. A decisão que impugna a pesquisa de número SE-07112/2024 afirma que “o representado, até o presente momento, não procedeu à apresentação do Demonstrativo do Resultado do Exercício, referente ao ano de 2023, olvidando-se de cumprir com o prazo determinado pela Resolução TSE n. 23.600/19 que seria de ‘até 5 dias antes da divulgação de pesquisa’”. A suspensão da pesquisa foi anunciada pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira, 28, mas mesmo assim a Revista Realce desacatou o decisão do juiz Eládio Pacheco Magalhães e divulgou os resultados em sua página no Instagram.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Canindé: milhares de mulheres saíram às ruas em apoio às candidaturas de Kaká e Wilton Deu no site Dimas Roque: Com a presença da Primeira Dama do Estado de Sergipe, da esposa do presidente da Assembleia Legislativa, Juliana Andrade, milhares de mulheres canideenses saíram às ruas na última quarta-feira, 28, em apoio às candidaturas de Kaká e Wilton, prefeito e vice, nas eleições deste ano.

Elas com Kaká As pistas duplas em frente ao Ginásio Diamante Negro ficaram lotadas no final da tarde no evento Elas Com Kaká, um movimento que reivindica maior atenção para elas no próximo governo e que já incluiu no plano de governo do candidato várias propostas, dentre elas a criação de uma “Secretaria Especial de Políticas Públicas para a Mulher”, objetivando dar uma atenção especial à mulher em todos os setores da administração. A Pisadinha percorreu as principais ruas do centro de Canindé, o Bairro da Torre e o Bairro Olaria. Dois carros de som e um paredão de som tocavam músicas que embalavam as mulheres por onde passavam, atraindo a atenção dos moradores. Quanto mais seguiam, mais mulheres se juntavam ao grupo.

Érica Mitidieri: “Kaká tem o olhar para a importância e valorização da mulher” Houve algumas paradas para que mulheres pudessem usar a palavra. Rosa Maria, ex-prefeita, Tiane Andrade, esposa de Kaká, Dona Cilene Galindo, Maria Leila, Primeira Dama de Canindé, Rosacy, presidente da federação de partidos que apoiam a candidatura de Kaká, formada pelo PT, PCdoB e PV, candidatas a vereadoras e a Primeira Dama do estado, Érica Mitidieri, que em sua fala disse: “Kaká tem o olhar para a importância e valorização da mulher, ele tem projetos que vão fazer a transformação e melhoramento para Canindé de São Francisco. Então, quem compara, vota em Kaká 55”.

Ex-senadora Maria do Carmo é internada após descoberta de câncer Infonet/Por João Paulo Schneider: A ex-senadora Maria do Carmo Alves, de 83 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular desde a segunda-feira, 26. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 29, por familiares. Viúva do ex-governador João Alves Filho, Maria do Carmo foi diagnosticada com câncer em estágio de metástase, segundo informações divulgadas pela equipe médica. O estado de saúde da ex-senadora é considerado grave. Ainda não há previsão de alta. A família não divulgou mais detalhes sobre o prognóstico médico.

Governo leva serviços para população de Nossa Senhora de Lourdes O programa de governo itinerante ‘Sergipe é aqui’ desembarca nesta sexta-feira, 30, em Nossa Senhora de Lourdes, levando um leque de mais de 160 serviços essenciais para a população do alto sertão. Com a presença do governador Fábio Mitidieri e secretários de Estado, o evento visa promover uma série de atendimentos, incluindo saúde, emissão de documentos e oficinas para crianças.

Compromisso  O secretário-executivo da Casa Civil, André Clementino, ressalta o compromisso do governo em alcançar os sergipanos nas áreas mais distantes da capital. Em um ano e oito meses de gestão, esta é a 34ª edição do programa, com atendimento de mais de 150 mil sergipanos e sergipanas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mangue retirado no Bairro Treze de Julho Enquanto o eterno governador MarceloDéda revitalizou o mangue da Coroa do Meio quando foi prefeito de Aracaju, dando dignidade a centenas de famílias que moravam em palafitas, o atual prefeito, Edvaldo Nogueira cujo legado será conhecido como o destruidor da natureza, especialmente árvores  (vide Av. Hermes Fontes e Sementeira) agora está retirando parte do Mangue da Treze de Julho com a complacência dos órgãos fiscalizadores. Quem salvará Aracaju? Vídeo aqui: https://x.com/BlogClaudioNun/status/1829130003851759930

Prefeito de Aquidabã é afastado do cargo após decisão judicial  Infonet: O prefeito de Aquidabã, Francisco Francimário Rodrigues de Lucena, conhecido como “Dr. Mário”, e o engenheiro civil do município, Wallysson Almeida Vieira, foram afastados de seus cargos por decisão do Poder Judiciário de Sergipe. A medida foi tomada em resposta a um pedido de Medida Cautelar formulado pelo Ministério Público de Sergipe (MP-SE), por meio da 12ª Procuradoria de Justiça de Aracaju e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Toda matéria aqui.

TCE acolhe pedido do MPCSE e vai acompanhar alfabetização em Sergipe O Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPCSE) solicitou à presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que seja feito um acompanhamento das ações adotadas na rede de ensino dos municípios e do estado para a alfabetização na idade certa. O pedido foi feito durante a sessão  de ontem, 29, e acatado por unanimidade pelo colegiado.  O requerimento foi feito pelo procurador João Augusto Bandeira de Mello e apresentado pelo procurador-geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes na sessão. Na oportunidade, ele solicitou a deliberação e reforçou que o assunto versa sobre a campanha “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” do Ministério da Educação.

Desempenho das ações Côrtes registrou que o pedido de Bandeira de Mello é para que seja aberto o procedimento de fiscalização na modalidade de acompanhamento com o objetivo de avaliar o desempenho das ações adotadas no Estado para a alfabetização na idade certa. O procurador-geral relatou que Sergipe alcançou o patamar de 31% de crianças alfabetizadas no final do 2º ano do ensino fundamental de 2023, ficando muito abaixo da média nacional.

A avaliação Diante do cenário, o requerimento é que o procedimento seja realizado e acompanhado pela Diretoria de Controle Externo, através da Coordenadoria de Auditoria Operacional (Caop), abrangendo todas as unidades relacionadas a pasta da Educação. A atuação deverá avaliar a eficiência, eficácia e economicidade das ações voltadas à alfabetização. Para o MPCSE, a alfabetização na idade certa é um direito fundamental das crianças e base para o desenvolvimento educacional e social do Estado. Por isso, entende o procurador-geral, que o TCE deve de forma preventiva averiguar as ações. Após o pedido, a presidência colocou o requerimento em votação e foi aprovado por unanimidade. Com isso, o TCE vai realizar o acompanhamento e, caso constatado irregularidades, os autos serão para o relator de cada área.

 

 

 

 

 

 

 

Sebrae e BNB confirmam parceria para concessão de crédito aos pequenos negócios Os diretores do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola e Brenno Barreto, se reuniram com o superintendente do Banco do Nordeste (BNB), César Santana, para um diálogo sobre as parcerias entre as instituições, especialmente, no que diz respeito ao Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe). Participaram da reunião, realizada na quarta-feira, 28, técnicos do Sebrae e do BNB.

Reforço de crédito Como parte do programa Acredita, desenvolvido pelo Governo Federal, o Fampe concede crédito para reforço do capital de giro destinado às micro e pequenas empresas (MPE). O Sebrae funciona como um prestador de garantia ao banco financiador, além de oferecer suas soluções na orientação dos empreendedores.

Aval para o pequeno negócio Durante o encontro, a superintendente Priscila Felizola, apresentou alguns programas do Sebrae ao BNB e ressaltou a importância da instituição para o acesso ao crédito, ao funcionar como um avalista do pequeno negócio. Também foi destaque a dificuldade enfrentada pelas mulheres na hora de conseguir crédito.“A reunião de hoje foi muto importante pois, além do Fampe, tratamos de outras linhas de crédito, principalmente as destinadas para a mulher, porque sabemos que as mulheres têm dificuldade para conseguirem aval. Ainda que esteja provado que as mulheres são melhores pagadoras e mais escolarizadas, os seus negócios não prosperam porque não têm apoio financeiro. Trabalhamos com programas, consultorias e palestras para este público e queremos que o BNB seja um parceiro nosso também nessa direção”, explicou Priscila.

Parceria atenderá demanda Para o superintendente do Banco do Nordeste, essa parceria é primordial para o atendimento às necessidades dos micro e pequenos negócios. “O Sebrae é um parceiro de primeira linha, é a entidade mais importante de apoio à MPE e o BNB é um parceiro dos pequenos negócios. Esse fundo garantidor, conveniado com o Sebrae, vem atender a uma demanda dos pequenos empresários, pois muitos deles procuram o Banco querendo empreender e havia limitação com a questão da garantia. Ficamos muito felizes em vermos esse convênio sendo implantado no estado”, afirmou.

 Fampe e Acredita O Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa faz parte do programa Acredita, lançado este ano pelo Governo Federal. Este programa ainda conta com o Desenrola para pequenas empresas e linhas de crédito destinadas aos MPEs e Microempreendedores Individuais (MEI).Por meio do Acredita, o Sebrae realizou um repasse de R$30 bilhões para aumentar as operações de crédito das instituições financeiras. E, além disso, atende o empreendedor na fase de pré-crédito, por meio de orientações técnicas em consultorias gratuitas, e pós-crédito, para os clientes que já conseguiram acesso ao Fampe e precisam de auxílio para melhor uso do recurso.

Ministério da Mulher promove passeata “Quebrando o Silêncio” neste sábado em Aracaju O Ministério da Mulher Adventista da Igreja Central de Aracaju promoverá, neste sábado, 31, a partir das 15h, uma passeata com o tema “Quebrando o Silêncio”, um programa educativo que acontece todos os anos contra o abuso sexual infantil e a violência doméstica. A concentração ocorrerá nos arcos da Orla de Atalaia, e a passeata seguirá em direção à região dos lagos, com distribuição de folhetos sobre o tema e da literatura “O Grande Conflito”.

Programação Na região dos lagos, haverá uma belíssima programação de louvor e uma mensagem sobre esse tema de grande importância em nossos dias, pois sabemos que quebrar o silêncio é garantir o amor, a proteção, o auxílio e a atenção que nossas crianças precisam. Cabe a nós protegê-las, assim como combater a violência doméstica.Nesta programação, o Ministério da Mulher Adventista contará com a participação dos Clubes de Desbravadores Raios do Sol e Aventureiros Estrelas Brilhantes, crianças, juvenis e jovens envolvidos na missão de cumprir fielmente a parte que lhes corresponde, ajudando ao próximo e compartilhando o amor onde estiverem. Cada um, desde o menor, entende que deve fazer o seu melhor por amor a Jesus.

 Conscientização Toda a cidade está convidada a se engajar nessa caminhada de conscientização e despertamento sobre o abuso sexual infantil e a violência doméstica. Embora não seja possível mudar o passado, vamos quebrar o silêncio e ajudar a construir um futuro diferente e melhor. Isso depende de você. Conscientização, instrução e educação podem minimizar o avanço dessas práticas avassaladoras na vida, seja de uma criança, seja de uma mulher que sofre violência. Junte-se a nós, vamos dar voz e força para que esse silêncio seja quebrado.

INFONET

Em destaque

MEC quer criar graduação semipresencial, com aulas online ao vivo e até 50 alunos

  Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados/Arquivo O ministro da Educação, Camilo Santana 26 de novembro de 2024 | 20:30 MEC quer criar gr...

Mais visitadas