sexta-feira, agosto 30, 2024

Prefeito de Aquidabã é afastado do cargo após decisão judicial

 em 29 ago, 2024 12:40

Prefeito de Aquidabã é afastado do cargo após decisão judicial (Foto: reprodução/ redes sociais)

O prefeito de Aquidabã, Francisco Francimário Rodrigues de Lucena, conhecido como “Dr. Mário”, e o engenheiro civil do município, Wallysson Almeida Vieira, foram afastados de seus cargos por decisão do Poder Judiciário de Sergipe.

A medida foi tomada em resposta a um pedido de Medida Cautelar formulado pelo Ministério Público de Sergipe (MP-SE), por meio da 12ª Procuradoria de Justiça de Aracaju e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A decisão, proferida pelo desembargador relator do caso, prevê o afastamento dos envolvidos por um período de 90 dias. Além disso, ambos estão proibidos de frequentar espaços públicos e instalações do Executivo municipal enquanto a medida cautelar estiver em vigor.

A ação faz parte do Procedimento Investigatório Criminal nº 119.24.01.0001, que apura a prática de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, crimes contra a administração pública, entre outros ilícitos. Segundo o MP-SE, as investigações apontam que os crimes foram cometidos na administração municipal sob a liderança de “Dr. Mário”, com a participação ativa do engenheiro civil Wallysson Almeida Vieira e o envolvimento de outros agentes públicos e privados.

garantir a transparência do processo, o Poder Judiciário autorizou o levantamento do sigilo dos autos, permitindo o acesso às informações relacionadas ao caso. Essa decisão visa assegurar o princípio da publicidade dos atos administrativos e o direito da sociedade à informação sobre os motivos que levaram ao afastamento dos agentes públicos.

Operação Impropria Mensura

O afastamento do prefeito e do engenheiro civil é resultado do desenrolar da “Operação Societas Ilicita”, deflagrada em julho de 2024 pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Promotoria de Justiça de Aquidabã/Distrito de Graccho Cardoso, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), com apoio da Polícia Civil de Sergipe (PCSE), da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF/SE). O objetivo foi desarticular um esquema fraudulento envolvendo empresas fictícias que atuam de maneira ilícita nas licitações públicas.

Portal Infonet não conseguiu localizar as defesas do prefeito de Aquidabã, bem como o engenheiro Wallysson Almeida Vieira. Seguimos à disposição através do e-mail: jornalismo@infonet.com.br.

por João Paulo Schneider 

Com informações do MP-SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas