em 29 ago, 2024 3:20
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O governador Fábio Mitidieri desacelera de Luiz e aparentemente liberou a senha para que Milton Andrade acelere com Danielle.
Não é de agora que há uma suspeita de que Mitidieri não entraria de corpo e alma na campanha do candidato Luiz Roberto, afilhado político de Edvaldo Nogueira e classificado por alguns como pesadão. Nos bastidores, a informação é que o governador tem recebido diversas avaliações de que o projeto de Edvaldo Nogueira tem tudo para naufragar,e bom seria se Mitidieri não estivesse dentro desse barco.
Alguns auxiliares mais próximos chegam a lamentar que Fábio tenha optado por uma candidatura com total ausência de carisma. O fato é que após todo esforço do prefeito e do governador untos, o desempenho de Luiz Roberto continua sendo insatisfatório. E políticos que hoje fazem o conselho político do governador,
começaram a perceber que a derrota de Luiz Roberto, fragilizará bastante o projeto futuro de Mitidieri.
Talvez seja por conta da percepção desses conselheiros, que o governador Fábio Mitidieri (PSD), aparentemente liberou a senha verde, para que Milton Andrade impulsione a delegada Danielle Garcia (MDB). Segundo um experiente político e assessor, alguns já dizem que o marketing local será entregue ao jornalista André Barros que recebeu o convite.
Radialista com discurso transfóbico em Lagarto: sindicato vai silenciar? Será conivente com preconceito? Que em Lagarto o grupo liderado pelo deputado Gustinho Ribeiro fará de tudo para não perder o poder na Prefeitura todo mundo já sabe. Porém, a limite para tudo, até mesmo para a intolerância, as atitudes discriminatórias e preconceituosas contra as pessoas, principalmente para as transgêneros nos tempos atuais.
Secretaria em defesa da comunidade LGBT Numa atitude desesperada, por conta das pesquisas eleitorais, o radialista Paulo do Valle, – aliado do agrupamento político do deputado Gustinho Ribeiro (REPUBLICANOS) – demonstrou todo preconceito dele contra uma mulher que esteve ao lado de Sérgio Reis no mesmo dia que ele propôs a criação de uma pasta em Lagarto em defesa da comunidade LGBT, no lançamento do comitê da campanha eleitoral.
“Circo de horrores” “Aqui é um homem. Eu acho que deve ser homossexual, alguma coisa assim”, atacou o radialista. Paulo do Valle não atacou apenas a mulher que estava ao lado de Sérgio Reis, mas toda a comunidade LGBT e seus familiares. Além de expor no ar, durante seu programa na Lagartto FM, o número de telefone da vítima, ele continuou: “Eu fico pensando se nesse ‘circo dos horrores’, que é bancado aqui pelo candidato a prefeito do PSD, o que é que falta aparecer, porque a ‘mulher barbada’ a gente já tem aqui”.
Paulo do Valle revelou toda repulsa, desprezo e ódio contra uma mulher. Um misógino que deve responder responder judicialmente Cadê o Sindicato dos Radialistas de Sergipe? O blog tem a certeza absoluta que dirigentes como Fernando Cabral (que também é dirigente da Federação Nacional dos Radialistas) e Alex Carvalho não coadunam com atitudes como a de Paulo do Valle.É nesta hora que o sindicato tem que fazer o dever de casa. Do contrário, ficará com o telhado de vidro para casos que envolvam um radialista. O áudio:
Propostas da concessão O Governo de Sergipe informou que ontem, 28, foram entregues, em São Paulo, as propostas das concessionárias interessadas em participar do leilão da concessão parcial dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe. O leilão vai acontecer no dia 4 de setembro na Bolsa de Valores de São Paulo. A concessão parcial visa garantir a universalização dos serviços, como estabelece as metas do Novo Marco do Saneamento. O processo permitirá a exploração dos serviços por 35 anos, com previsão de investimentos de mais de R$ 6 bilhões.
Itabaiana: Em vídeo Galeguinho avisa a Valmir de Francisquinho q ele não será candidato e será preso de novo. “Vamos apostar”, diz tirando o dinheiro do bolso. Vem dizendo q manda na Justiça, q prendeu e apostando. “O esquema em Aracaju é p/ torar vc de todo jeito”. Com a palavra o Judiciário. Aqui: https://x.com/BlogClaudioNun/status/1828919208840761376
Nelson Wilians visita escritório Gilberto Vieira Advocacia em Aracaju e inicia parceria institucional em advocacia estratégica Em um importante movimento para o fortalecimento de alianças estratégicas no campo jurídico, Nelson Wilians, fundador e CEO do Nelson Wilians Advogados, visitou nesta semana o escritório Gilberto Vieira Advocacia, em Aracaju, para o início uma parceria institucional inovadora. A colaboração entre as duas renomadas firmas tem como objetivo a troca de soluções jurídicas avançadas, multissetoriais e de alta sofisticação técnica, beneficiando os clientes de ambos os escritórios.
Capilaridade e vasta gama de serviços Com presença em todos os estados brasileiros, o Nelson Wilians Advogados é reconhecido pela sua incomparável capilaridade e pela vasta gama de serviços oferecidos em todo o país. A aproximação com o Dr. Gilberto Vieira, uma das mentes mais brilhantes da advocacia nacional, reforça o compromisso de ambas as firmas em oferecer soluções jurídicas de excelência, aliando a expertise técnica e a visão estratégica que têm sido marca registrada de suas atuações.
Sobre o Nelson Wilians Advogados O Nelson Wilians Advogados é o maior escritório de advocacia do Brasil em termos de capilaridade, com presença em todos os estados do país. A firma é conhecida por sua atuação multissetorial e por sua capacidade de atender clientes em diversas frentes do direito, oferecendo serviços jurídicos com elevado nível de sofisticação técnica e soluções inovadoras para desafios complexos.
Sobre o Gilberto Vieira Advocacia O escritório Gilberto Vieira Advocacia, sediado em Aracaju, é liderado pelo Dr. Gilberto Vieira, um dos advogados mais respeitados do Brasil. Conhecido por sua visão estratégica e pelo profundo conhecimento das nuances jurídicas, o escritório tem se destacado no cenário nacional, prestando serviços jurídicos de alta qualidade para clientes em diversos setores.
Terrenos servindo de lixeira próximos ao ginásio Constâncio Vieira Um dos donos consciente, está concluindo o muro. Porém, o outro dono faz desdém com a autuação da Sema e a intervenção do MPSE e não cumpriu o prazo de construir o muro. É o terreno maior, que fica na frente e está do mesmo jeito, lixo sendo colocado, sujeira, ratos e baratas afetando a saúde de todos. É preciso que o MPSE e a Sema faça um autuação mais firme, inclusive criminalmente, já que tem a identificação do responsável. O vídeo de ontem: 5a7cc559-6c43-4c0a-bc6f-0c62d4033072
OAB/SE realiza audiência pública para discutir Políticas Públicas e o Código de Proteção Animal de Sergipe A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), em parceria com os Observatórios Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou nessa terça-feira, 27, uma audiência pública para debater as “Políticas Públicas e o Código de Proteção Animal de Sergipe”. O evento contou com a presença de autoridades, representantes de ONGs, acadêmicos e cidadãos comprometidos com a causa animal.
Eficácia do Código A audiência teve como objetivo principal discutir a eficácia do atual Código de Proteção Animal de Sergipe, destacando pontos que necessitam de revisão e propondo melhorias para fortalecer as políticas públicas voltadas para a proteção e bem-estar dos animais no estado. Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas críticas, sugestões e demandas, contribuindo para um diálogo construtivo e plural.
Temas cruciais abordados Durante o evento, foram abordados temas cruciais como o combate aos maus-tratos, a necessidade de campanhas de conscientização, a importância da fiscalização rigorosa e o papel das políticas públicas na promoção de uma convivência harmoniosa entre humanos e animais. Especialistas ressaltaram a importância da educação ambiental e do engajamento da sociedade civil na defesa dos direitos dos animais.
Demandas A OAB/SE reafirmou seu compromisso com a causa animal e se comprometeu a encaminhar as demandas levantadas durante a audiência aos órgãos competentes, visando à implementação de medidas que garantam o cumprimento efetivo das normas de proteção animal em Sergipe. A parceria com os Observatórios Sociais da UFS foi destacada como essencial para a promoção de uma cultura de respeito e proteção aos animais.
Crescimento cobertura Sergipe está avançando na proteção das crianças, com um aumento notável na cobertura vacinal em 2024, em comparação a 2023. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelou, nesta quarta-feira, 28, que dos 16 imunizantes do calendário, 11 apresentaram crescimento. O destaque vai para a vacina contra febre amarela, cuja cobertura cresceu de 66,01% para 76,68%. Além disso, o reforço da meningite C atingiu 100,53%, com 88,01% no ano anterior. Houve também melhorias no primeiro reforço da Pneumo 10, que subiu de 81,61% para 86,51%, e no reforço da DTP, que foi de 76,48% para 80,05%.
Curso promovido no TCE orienta municípios na construção de Código de Ética Foi encerrado na manhã de ontem, 28, na Escola de Contas do TCE/SE, o curso “Construindo um código de ética no meu município”, promovido pelo Fórum de Combate à Corrupção (Focco/Sergipe). O curso foi ministrado pelo secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) em Sergipe e coordenador do Focco, Jackson Souza, e teve como público-alvo os controladores e procuradores municipais – profissionais encarregados pela integridade ética das prefeituras sergipanas.
Etapa “O curso foi constituído de uma etapa em educação à distância, em que os participantes elaboraram o seu esboço de Código de Ética e a oficina foi para alinhar alguns pontos que são tratados nesse primeiro curso para que, ao sair daqui, os participantes possam já ter a sua minuta de código de ética e encaminhar para a publicação”, afirma.
Ações e condutas Jackson conta que foi observada a inexistência de Código de Ética em muitos municípios sergipanos e destacou ainda a importância dessas regras para as boas práticas na administração pública. “[…] todas as organizações deveriam ter um código de ética, porque, é a partir do código de ética, que você baliza as ações e as condutas dos servidores. E é um importante traço, é uma importante ferramenta de prevenção à corrupção”. Manuella de Andrade, assessora da Procuradoria do município de Capela, ressalta a importância do curso para o desenvolvimento do seu trabalho. “Eu achei o curso fundamental porque, como o professor falou no curso, ele ajuda a evitar a corrupção. Então, construindo o Código de Ética, ele é uma base, é uma estrutura que ajuda a gente a prevenir, a entender, a definir os princípios e valores que norteiam a administração”, disse.
Linda Brasil e Georgeo Passos denunciam discursos de ódio no interior Durante pronunciamentos na Sessão Plenária da Assembleia do Estado de Sergipe (Alese) ontem, 28, a deputada Linda Brasil (PSOL) e o deputado Georgeo Passos (Cidadania), lamentaram a prática da violência política durante a campanha eleitoral, a exemplo de recentes episódios com discursos de ódio.
“Ódio contra as mulheres, contra a população LGBTQIA+ e pessoas com nanismo”, desabafa Linda Brasil “Esse é um debate que já ocorreu aqui nesta Casa a semana passada, mas infelizmente está persistindo, que é a questão da violência política em alguns municípios sergipanos. O debate político lá em Lagarto está mobilizando figuras que destilam figuras de ódio contra as mulheres, contra a população LGBTQIA+ e pessoas com nanismo. Um apresentador do programa Ponto de Vista, da Lagarto FM (não gosto de citar esse tipo de figura que se utiliza de sensacionalismo para obter credibilidade), já associou uma candidata a vereadora a uma galinha; associou um homem com nanismo a um circo do horrores e agora se referiu a uma mulher trans como esse tipo de criatura, chamando de mulher barbada e que ela não tem educação”, lamenta a deputada. Linda Brasil disse não poder mais tolerar esse tipo de discurso, principalmente de um profissional de comunicação que tem influência.
Incentivo a violência “Com esse tipo de discurso, ele pode provocar e incentivar a violência contra a população. Esse senhor, mesmo com as repercussões e mesmo com as falas, não se cala. Conversamos com a nossa assessoria jurídica e vamos acionar tanto o Ministério Público, como o Sindicato dos Jornalistas, contra esses discursos de ódio, que infelizmente acaba atrapalhando o processo eleitoral. Quero manifestar o meu absoluta repúdio a essa pessoa que se diz um profissional de comunicação e pedir à direção da rádio Lagarto FM e das autoridades, que se pronunciem sobre esses casos de machismo, legbtfobia e violência política de gênero. a gente não pode mais suportar esse tipo de discurso de um jornalista em período eleitoral”, ressalta manifestando solidariedade às pessoas envolvidas.
Deputado Georgeo Passos divulga áudios O deputado Georgeo Pasdos (Cidadania), divulgou áudios demonstrando a ocorrência de violência política no município de Ribeirópolis. “Nós queremos uma eleição tranquila, na paz, onde o respeito prevaleça e as pessoas possam livremente exercer o seu exercício de cidadania, mas infelizmente um cidadão de uma certa idade, está tentando não sei por qual motivo, intimidar as pessoas em Ribeirópolis na base da violência. Ontem levamos o caso à delegacia, fizemos o Boletim de Ocorrência e conversamos com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Diógenes Barreto e já pedimos o apoio da Secretaria de Segurança Pública, pois não precisa ninguém estar em grupos de WatsApp, divulgando áudios intimidando. Nós não temos medo”, alerta.
Audiência hoje com juíza eleitoral Georgeo Passos acrescentou que esse não é um clima de eleição. “O clima de eleição tem que ser pacífico e no debate das ideias e não com ameças, intimidação e medo como esse cidadão conhecido como Jacaré, vem dizendo que o normal é atirar pra todo lado, colocando uma pistola nos peitos e que se o capim cair nas casas e o voto não cair, vai ter consequências. A gente espera uma posição enérgica das forças de segurança e que o delegado Gregório possa intimá-lo”, observa acrescentando que terá uma audiência com a juíza eleitoral de Ribeirópolis nesta quinta-feira (29).
Mangue quase em frente ao Mirante do calçadão do Bairro Treze de Julho está todo seco. Parece que foi cortado. Será que a Sema, a Adema ou alguma autoridade competente pode investigar e descobrir o que está ocorrendo? Ou deixarão o mangue morrer? Será que é fruto da obra aprovada pela Justiça sem aprovação da Adema? A obra do mirante está cercada com tapumes e não tem ninguém trabalhando. A água do rio está afetando a vegetação? Até um banco de areia surgiu no local.
“Viemos das lutas sociais e vamos continuar lutando na Câmara Municipal”, afirma o músico Joaquim Casaca de Couro Caminhadas, panfletagens, adesivaço, entrevista à emissora de rádio e muito diálogo com os aracajuanos. Essas foram as atividades nos primeiros dias de campanha do músico e sindicalista Joaquim Casaca de Couro (PV), candidato a vereador por Aracaju com o número 43777. Com uma longa trajetória na cultura e nos movimentos sociais, Joaquim Casaca de Couro busca agora uma das vagas na Câmara Municipal. “Para ampliar nossa atuação em prol da valorização da nossa cultura e na defesa dos trabalhadores. Também vamos lutar pelo desenvolvimento sustentável da nossa cidade, com respeito ao meio ambiente”, afirmou.
Qualidade dos serviços públicos O candidato a vereador destacou que, além destas pautas, vai defender no parlamento as ações necessárias para garantir a prestação de serviços públicos de qualidade para os cidadãos. “Nós viemos da luta e na luta vamos continuar na Câmara Municipal. Nossa bandeira sempre esteve erguida em defesa das causas sociais e assim seguirá no mandato”, assegurou.
Balanço positivo Joaquim Casaca de Couro fez um balanço positivo dos primeiros atos de campanha. “Por onde passamos, recebemos o carinho dos aracajuanos e das aracajuanas, que demonstraram apoio às nossas propostas para a capital. Tenho certeza que vamos fortalecer ainda mais a nossa candidatura e chegar à vitória no dia seis de outubro”, frisou.
INFONET