Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, agosto 30, 2024

"Se são 11 ministros, que submeta à maioria", diz Wagner sobre a PEC que limita decisões monocráticas do STF

 

"Se são 11 ministros, que submeta à maioria", diz Wagner sobre a PEC que limita decisões monocráticas do STF
Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados adiou nesta semana a votação de propostas que limitam a atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as proposições, a PEC 8 de 2021 limita as decisões monocráticas dos magistrados. Sobre o tema, o senador Jaques Wagner (PT) defendeu que matérias importantes sejam submetidas aos 11 ministros da Corte e que a decisão seja por maioria.

 

A fala do senador foi feita na manhã desta sexta-feira (30), durante o Bahia Notícias no Ar, programa da rádio Antena 1, na 100.1 FM, com apresentação de Mauricio Leiro e Rebeca Menezes.

 

"São 11 ministros do Supremo, que um possa tomar uma decisão, botar na sua gaveta e ficar com ela três, quatro, cinco, seis, dez anos. E eu não estou falando só de briga de político, não, de coisa da política, eu estou falando de economia. Eu não vou citar nome, mas a decisão de que royalties do petróleo ficasse todo lá no Rio de Janeiro é uma decisão monocrática feita dez anos atrás. Se a Corte tem 11 [ministros], pelo menos que se submeta aos 11, se a maioria dos 11 entender daquela forma, ok. Então eu, por exemplo, já votei a favor dessa limitação", disse Wagner.

 

"Na época ficou dizendo, 'isso aqui é do ex-presidente contra o Supremo'. Fica reduzindo tudo a essa questão, aí realmente para mim não dá, porque para mim vira um besteirol, você não consegue mais raciocinar, todo mundo aponta o dedo e pergunta 'você está de que lado?'. A vida não é assim", acrescentou.

 

As declarações foram feitas após o senador ser questionado sobre o clima de tensão envolvendo o STF e o bilionário Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter).

 

"A vida não é o branco e o vermelho, entre o branco e o vermelho tem uma porção de degradê no meio do caminho, que eu acho que a gente tem que exercitar na democracia. Eu detesto gente dogmática, que tem uma verdade e não consegue dialogar. Então, eu acho que vai votar, agora vai depender do presidente da Câmara. O presidente do Senado defendia, e eu nem avisei a ninguém antes o meu voto, quando eu votei foi um 'bafafá' e eu estou muito tranquilo porque eu acho que a minha votação não tem a ver com o ex-presidente, com o atual presidente, com o futuro presidente. Tem a ver com o funcionamento da democracia", finalizou o senador.

 

PEC DAS DECISÕES MONOCRÁTICAS
A PEC estabelece que as decisões monocráticas (feitas por um único ministro) do STF que suspendam leis, atos do presidente da República e dos presidentes da Câmara e do Senado deixem de ser válidas. O texto indica que as ações devem ser votadas por pelo menos seis dos 11 ministros, exigindo a maioria dos magistrados.

Em destaque

Destino de Bolsonaro está na caneta do equilibrado Paulo Gonet

Publicado em 26 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Gonet tem demonstrado independência em relação a...

Mais visitadas