Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, agosto 31, 2024

“Maria (do Carmo) está fechando o ciclo da vida”, diz Ana Alves ao revelar a situação crítica de saúde da ex-senadora

Aos 83 anos, Maria do Carmo - senadora por 24 anos - foi supreendida por um câncer no Pâncreas, fígado e pulmão

Internada num hospital desde esta última terça-feira, 27, Maria do Carmo Alves, 83 anos, – pioneira na política sergipana ao se eleger pela primeira vez senadora – teve uma piora significativa nesta sexta-feira, 30, devido a um câncer que apareceu de forma repentina no pâncreas e está espalhado pelo fígado e pulmão. No momento, ela está sob cuidados paliativos.

Em conversa com a Coluna Aparte na noite desta sexta, Ana Alves, filha de Maria do Carmo, relatou que o quadro de saúde de sua mãe é praticamente irreversível diante da metástase do câncer. Contudo, até dias atrás, a ex-senadora estava bem, sem grandes queixas e nenhum indício da doença, fazendo suas atividades de rotina, como visita voluntária ao Same – Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição.

“Eu cheguei no dia 17 na casa dela, depois dela me ligar e dizer: ‘Aninha, venha dormir aqui comigo’. Eu achei isso muito estranho porque minha mãe é uma mulher, assim, mais reservada. Não é meu pai. Aí eu fui e de lá não sai mais. Ela estava bem, somente reclamando de cansaço. Jogou conversa. Mas depois dos exames foi ladeira abaixo. Foi tudo rápido. Só que hoje uma pessoa me disse que as pessoas boas não sofrem muito. Não sei se é verdade, porque eu vejo muitas pessoas boas sofrendo também”, disse Ana Alves à Aparte.

PIORA REPENTINA – Ana relata que tudo foi mais repentino ainda após a internação hospitalar. “Maria entrou no hospital, terça-feira agora (para fazer exames), lúcida, contando histórias como começou a namorar com o meu pai; eu perguntando como era o nome do homem da vida dela e ela respondia: ‘João’. Eu perguntei como o povo chamava e ela dizia: ‘o Negão de Sergipe’”.

Maria do Carmo está internada há três dias na Unidade de Terapia Intensiva - UTI - do Hospital São Lucas. De acordo com boletim médico, o quadro clínico dela é crítico, com sepse – infecção generalizada –, que demanda maiores cuidados relacionados à disfunções renal e cardiovascular. Segundo Ana Alves, os rins da ex-senadora pararam.

PARTINDO COM DIGNIDADE – De forma consciente e serena, Ana afirma que sua mãe está partindo deste plano terrestre sem muito sofrimento. “Maria está fechando o ciclo da vida dela. Nós temos o ciclo de nascer, viver e morrer. Ela vai fechar com dignidade esse ciclo da vida dela e vai encontrar o amor da vida dela (o ex-governador João Alves Filho)”, disse à Aparte.

Ana revela ainda que, depois da morte de João Alves – falecido em 24 de novembro de 2020 –, Maria ficou triste e muito depressiva. “Ela vai agora viver com o grande amor da vida dela em outra dimensão. Ela estava chamando muito por meu pai ultimamente. Ela dizia: ‘meu amado’”, relatou.

Neste momento delicado, todos da família estão juntos com Maria do Carmo desde o primeiro dia de internamento, de acordo com a filha. “Tudo está nas mãos de Deus. Eu saí de lá do hospital – fui tomar um banho em casa – e ela estava no oxigênio. Ela não está mais falando, mas fazemos movimentos nela e sempre acho que ela está ouvindo. Os médicos dizem que podemos falar, fazer tudo com ela. Então, beijei os pés, as mãos e a testa e disse ‘minha mãe reaja, por favor’”, afirmou Ana Alves.

TRAJETÓRIA – Advogada, filiada atualmente ao Progressistas – PP –, Maria do Carmo Alves foi senadora por Sergipe de 1999 a 2023, sendo a primeira mulher eleita para o Senado Federal por Sergipe e a primeira mulher a cumprir três mandatos consecutivos no Senado.

Maria do Carmo também foi primeira-dama de Aracaju em dois momentos (1975-1979 e 2013-2017) e primeira-dama do Estado por três vezes (1983-1987, 1991-1995 e 2003-2007), sempre de forma atuante nas áreas da assistência social e saúde da mulher.

Em 2022, Maria . Carmo decidiu não disputar uma nova candidatura como senadora, deixando o Senado após 24 anos. Contudo, não parou na política, sempre participando de articulações e diálogos políticos.

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui 

Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Com colaboração da jornalista Tatianne Melo.

Mais visitadas