terça-feira, julho 30, 2024

O prefeiturável Luiz Roberto tem a força de duas máquinas públicas

 em 30 jul, 2024 8:14

Adiberto de Souza

O pré-candidato a prefeito de Aracaju, Luiz Roberto (PDT), leva uma aparente vantagem sobre os demais prefeituráveis por contar com a força de duas máquinas azeitadas: o governo de Sergipe e a Prefeitura. Mesmo que o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não usem a caneta e o Diário Oficial para beneficiar o pessedista, coisa que certamente não o farão, Luiz Roberto se beneficiará das gestões dos aliados. Não há como impedir que isso aconteça.  É bem verdade que a força das duas máquinas públicas também alcança negativamente o postulante do PDT na medida em que ações dos governos estadual e municipal contrariam a população. A reação dos professores contra os últimos reajustes salariais concedidos ao funcionalismo do Estado e do Município, por exemplo, respingam negativamente em Luiz. Na hora certa, a oposição atacará o governo e a prefeitura pelo que considera um aumento irrisório, ampliando a crítica ao pré-candidato. O pedetista também terá dificuldades para prometer melhorias em áreas como educação, saúde e serviço social, pois se errar na dose ataca os seus principais aliados. Como se vê, a força do Diário Oficial tanto ajuda o candidato governista, quanto dificulta na construção de um discurso que renegue as ações antipáticas de quem está no poder. Porém, quem conta com o apoio da máquina pública sempre tem mais vantagem do que prejuízo. Marminino!

Concorrência desleal

Os políticos com mandatos têm mais chances de ganhar a eleição do que quem tenta se eleger pela 1ª vez.  Vereadores contam com emendas parlamentares e veículos custeados pelas câmaras municipais. Também conseguem colocar no serviço público os cabos eleitorais, que se desdobram para reeleger o protetor visando manter o bom emprego. Portanto, quem resolve se candidatar pela primeira vez já entra na disputa em grande desvantagem. É por isso que é difícil desaboletar do poder os políticos tradicionais, principalmente aqueles que, além de todas as vantagens do mandato, ainda compram votos. Crendeuspai!

De olho nas vantagens

A equipe econômica do governador Fábio Mitidieri (PSD) tem garimpado empresas interessadas em se instalar em Sergipe, geralmente oferecendo incentivos fiscais para vencer a concorrência com os outros estados. É preciso, porém, que antes de estender o tapete vermelho aos empresários de fora analisar cuidadosamente os projetos deles, pois a maioria só quer mesmo as facilidades oferecidas, para depois pinotar de Sergipe à procura de novos incentivos. Bom exemplo disso são algumas empresas aéreas, que após se beneficiarem com os incentivos batem em retirada e deixam os sergipanos a ver navios. Misericórdia!

Tapa na macaca

Sergipe teve apenas dois casos de ações na Justiça relacionadas à posse de drogas para consumo pessoal, entre 2022 e 2023. No mesmo período o índice nacional aumentou em 12,45%. É o que revelam dados inéditos extraídos do DataJud, o painel de estatísticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse levantamento foi feito por conta da recente decisão do Supremo Tribunal Federal diferenciando a posse do tráfico da maconha. Pela que foi aprovado, quem for flagrado com até 40 gramas de Cannabis sativa não será preso nem processado criminalmente, mas perde o bagulho. Então, tá!

Contra a barbárie

E quem está no Egito é o deputado federal João Daniel (PT). O distinto foi participar no Cairo de uma reunião da Comissão de Direito Palestino com a Liga Árabe. Entre os temas da pauta se destacam a ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza, a exemplo de assistência jurídica, apoio diplomático e político. De acordo com o petista, os relatos dos representantes de direitos humanos que estiveram em Gaza são fortíssimos. “Precisamos atuar fortemente no enfrentamento à barbárie que está em curso na Faixa de Gaza”, discursa Daniel. Home vôte!

Asfalto fuleiro

A Controladoria-Geral da União (CGU) considerou algumas obras executadas em Sergipe como de baixa qualidade, além de acusar falta de controle e superfaturamento. De acordo com a auditoria da CGU, o asfalto colocado por empresas contratadas pela Codevasf tem qualidade duvidosa. Além de Sergipe, foram identificadas irregularidades em 15 dos 24 contratos firmados pela Codevasf em outros nove estados. A Codevasf informou que “atua em permanente cooperação com órgãos de fiscalização e controle”. Ah, bom!

Fake News descoberta

Acusados de produzirem áudios falsos contra o senador Rogério Carvalho (PT) na campanha eleitoral de 2022, três ex-assessores do governo Belivaldo Chagas foram indiciados pela Polícia Federal. De acordo com a revista Carta Capital, o trio produziu “falas” do presidente Lula da Silva (PT) contra o então candidato a governador de Sergipe, Rogério Carvalho. Após ler a reportagem de Carta Capital, o petista afirmou que “esse é mais um exemplo de como a política suja e a desinformação foram usadas para tentar manipular o processo eleitoral”. Só Jesus na causa!

Dia de convenção

O Psol homologa hoje o nome da professora e advogada Niully Campos como candidata à Prefeitura de Aracaju. Será a partir das 18 horas, na sede do partido, à rua Riachuelo, centro da cidade. Além da prefeiturável, também serão homologados os nomes dos candidatos à Câmara Municipal. Em 2020, o Psol apresentou como candidato o advogado Alexis Pedrão, que teve 3,18% dos votos, ficando na sétima colocação entre os 11 candidatos. Nas eleições de 2022, Niully disputou o governo de Sergipe, tendo sido votada por 4,93% dos eleitores, ficando na quarta posição entre os sete candidatos. Quem sabe, agora a ilustre terá mais sorte. Aff Maria!

Decisão afobada

A Sergas deve decidir, ainda este ano, sobre a redução da taxa de retorno das concessionárias de gás natural. O presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Luiz Hamilton Santana, promete entregar em breve os subsídios para que o governo de Sergipe possa rediscutir os termos do contrato da Sergas. Para Adriano Pires, sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, a revisão do contrato de concessão da Sergas é no mínimo afobada. Arre égua!

Lampião em debate

Localizada no centro de Aracaju, a Escola do Legislativo João de Seixas Dória realiza, hoje, mais uma edição do projeto Encontro com o autor sergipano. A convidada desta edição é escritora Maria Otília Cabral Souza, que apresentará seu livro “Lampião A construção de um mito”. A autora aborda a criação da imagem do cangaceiro como elemento do Nordeste, e mostra quais fatos influenciaram esse processo, a exemplo da literatura de cordel como gênero épico na construção do herói popular, além da visão romanceada do herói bandido na literatura e na música. Prestigie!

Amizade estremecida

De um bebinho, após ouvir o candidato a vice-prefeito de Aracaju, Belivaldo Chagas (Pode), dizer que deixou o PSD mas continua amigo do governador Fábio Mitidieri: “Amigos, amigos, política à parte”. Danôsse!

INFONET

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas