Foto: Divulgação
Leopoldo é favorito em Jacobina26 de julho de 2024 | 16:55
Jacobina: Acordo de Leopoldo com MP derruba inelegibilidade e o recoloca como favorito
O ex-prefeito de Jacobina e pré-candidato à Prefeitura pelo Solidariedade, Leopoldo Passos, selou um acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) que reverte a inelegibilidade que havia sido determinada contra ele até 2025.
A notícia atualizou o tabuleiro eleitoral da cidade e provocou uma grande agitação entre os demais pré-candidatos, inclusive o prefeito e candidato à reeleição Tiago Dias (PCdoB), já que Leopoldo volta ao palco da disputa em Jacobina como franco favorito, segundo as pesquisas.
O acordo de “não-persecução cível” teve deliberação unânime do Conselho Superior do MP-BA, prevendo o pagamento de multa “substitutiva da sanção dos direitos políticos” de aproximadamente R$ 600 mil.
Na análise, o MP considerou que a condenação do ex-prefeito deixou de ser ato de improbidade após alterações da legislação feitas em 2021.
Política Livre
Nota da redação deste Blog - Quando o ex-padre começou a espalhar fake news pela rádio local, alegando que Tista de Deda estava inelegível e não poderia se candidatar, levantei a bandeira para desmentir essas inverdades. Dediquei a divulgar informações claras e precisas, baseadas em julgados relacionados à Lei das Eleições.
Publiquei vários casos que, por analogia, se assemelham ao de Tista de Deda, como os ex-prefeitos de Juazeiro e Jacobina, que conseguiram reverter sua inelegibilidade. Com essas informações, fortaleço minha posição e confirmo que as alegações do ex-padre não tinham fundamento.
É realmente lamentável ver pessoas que deveriam promover a verdade e a transparência se entregarem à disseminação de desinformação. Nosso trabalho em esclarecer os fatos e combater essas mentiras é essencial para garantir que o debate público seja baseado em informações corretas e confiáveis.