sexta-feira, julho 26, 2024

Faltando dez dias para convenção, impasse sobre definição de candidato da federação PT, PCdoB e PV permanece em Juazeiro

 Foto: Divulgação/Arquivo

Isaac Carvalho (PT)26 de julho de 2024 | 15:44

Faltando dez dias para convenção, impasse sobre definição de candidato da federação PT, PCdoB e PV permanece em Juazeiro

EXCLUSIVAS

Nada mudou após a reunião da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), ocorrida nesta quinta-feira (25), sobre o candidato escolhido pelo grupo para disputar a Prefeitura de Juazeiro. O PT decidiu não apresentar um nome alternativo, e manteve no páreo o ex-prefeito Isaac Carvalho, que segue inelegível. Isso faltando dez dias para a convenção.

“Isaac Carvalho é o candidato do PT para disputar, vencer e governar Juazeiro”, disse hoje ao Política Livre o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares.

A assessoria do ex-prefeito enviou uma nota ao site informando que o petista celebrou um acordo com o Ministério Público “para quitação do processo que o impedia de disputar a eleição”. “Com o acordo, o ressarcimento e multas atribuídos a Isaac são sanados e ele recupera imediatamente os direitos políticos para a disputa eleitoral”, pontuou. O ressarcimento ultrapassa a casa do R$1,3 milhão.

O acordo, no entanto, dependeria ainda da concordância da Prefeitura de Juazeiro, administrada pela prefeita Suzana Ramos (PSDB), que é adversária de Isaac e postulante à reeleição. O petista foi condenado por improbidade administrativa após pagar, de forma indevida, segundo a Justiça, a conta de luz de permissionários em mercados municipais.

“Temos que resolver essa questão antes do dia 5 de agosto, quando acontece a nossa convenção em Juazeiro. O nome de Isaac segue mantido, por decisão do PT”, disse o presidente da Federação Brasil da Esperança na Bahia, Geraldo Galindo (PCdoB).

O PCdoB manteve a pré-candidatura do deputado estadual Zó. O PV, por sua vez, segue com o nome do deputado estadual Roberto Carlos (PV). A federação só pode ter um único candidato.

A insistência do PT afastou o MDB de um possível apoio ao partido em Juazeiro. O empresário Andrei Gonçalves, pré-candidato emedebista, decidiu marcar a convenção também para o dia 5 de agosto. Os irmãos Vieira Lima já disseram que não irão caminhar com uma candidatura que aguarda tramite judicial para ser de fato confirmada pela Justiça Eleitoral, o que pode não acontecer ao longo do pleito.

Ainda na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o PSB apresentou como pré-candidato o ex-prefeito Joseph Bandeira. O PP, por sua vez, lançou o nome do advogado Márcio Jandir, que já foi filiado ao PT.

Política Livre

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas