30/07/2024
A ABI – Associação Brasileira de Imprensa se solidariza com o jornalista Juca Kfouri, alvo de ataques por questionar, em artigo publicado em 24 de julho, na Folha de S. Paulo, a decisão do COI – Comitê Olímpico Internacional de permitir a participação de Israel nos Jogos Olímpicos 2024.
Nas Olimpíadas de Paris, o Comitê Olímpico permitiu a participação, tanto de Israel, promotor de verdadeiro genocídio de palestinos, como dos Estados Unidos, que, com sua conhecida atitude belicista, respaldam os ataques israelenses e, consequentemente, o assassinato de inocentes. Em compensação, esse mesmo COI impediu, que Rússia e Bielorrússia participassem dos Jogos Olímpicos pelo envolvimento dos dois países na guerra contra a Ucrânia.
É inaceitável que a Fisesp – Federação Israelita do Estado de São Paulo, pelas redes sociais, continue com ameaças e ataques a jornalistas (rotulando-os de antissemitas) por exercerem seu direito crítico de opinião/expressão, justamente por não compactuarem com o terror que o Estado de Israel inflige a palestinos, incluindo mulheres e crianças totalmente inocentes.
Impedir críticas de quem quer que seja é uma prática cada vez mais comum aos grupos de extrema direita, principalmente quando fica difícil defender ideias em contrário.
Seguimos firmes no combate a atitudes como essa.
Rio de Janeiro, 30 de julho de 2024
COMISSÃO DE DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E DOS DIREITOS HUMANOS