Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, abril 12, 2023

100 dias! Até agora o presidente Lula está cumprindo todas as promessas econômicas

Publicado em 12 de abril de 2023 por Tribuna da Internet

100 dias de governo Lula: uma breve avaliação | Revista Fórum

É preciso reconhecer que Lula cumpre tudo o que promete

Adolfo Sachsida
Instituto Liberal

Começo esse texto me desculpando por não ser telepata, sendo assim, ao contrário de outros analistas mais talentosos, não sou capaz de perscrutar a mente do presidente Lula. Nas minhas limitações posso apenas comparar o que foi prometido durante a campanha e o que vem efetivamente sendo feito em seus 100 primeiros dias de governo.

Durante a campanha, o candidato Lula prometeu encerrar todos os processos de privatizações, e é inegável que o agora presidente Lula cumpriu sua promessa: Petrobras, Correios, PPSA, Ceitec são apenas alguns exemplos que mostram que não importa o estágio do processo de privatização – se no final, ou no começo, ou mesmo no processo de liquidação – não importa, todos foram encerrados.

ELETROBRAS E PETROBRAS – Alguns críticos, por injustiça ou pura vontade de criticar, reclamam que foi prometida a reversão da capitalização da Eletrobras, mas até agora nada teria sido feito. Aqui honestidade é fundamental: o presidente está tentando e fazendo o que é possível. O mesmo vale para a venda de refinarias da Petrobras, é inegável que tem se tentado suspender esse processo (tal como prometido durante a campanha).

Na campanha a lei das estatais foi criticada, e o candidato Lula mostrou seu apoio a sua revisão. Uma primeira revisão já foi aprovada na Câmara dos Deputados. Uma boa evolução para apenas 100 dias de governo, basta agora aprovar no Senado e teremos, novamente, mais uma promessa de campanha cumprida.

Ao longo de toda campanha o candidato Lula criticou a política de preços da Petrobras, e em menos de 100 dias de governo já deixou claro que mudanças estão a caminho. Já explicitou também, tal como prometido na campanha, que a Petrobras irá investir na construção de novas refinarias (prática que no passado recente não deu muito certo, mas isso é outra história).

SANEAMENTO – O novo marco do saneamento não foi exceção: criticado durante a campanha pelo candidato Lula temos que em menos de 100 dias de governo o marco já foi alterado, exatamente como foi prometido na campanha.

Vou além: os dois novos decretos sobre saneamento vão na direção prometida durante a campanha, dando mais uma chance (ou duas, ou três mais) para que empresas estatais, talvez com alguma ajuda do BNDES ou da CAIXA, venham a ter amanhã uma capacidade de investimento que até ontem não tinham.

Tal como prometido na campanha o teto de gastos foi extinto. Em seu lugar temos uma nova regra fiscal que garante crescimento real do gasto público, uma versão moderna do popular “gasto é vida”. Desnecessário dizer ao leitor atento que mais gasto significa também mais impostos. Aliás, outra promessa de campanha cumprida. Afinal, não foram poucas as críticas durante a campanha sobre a redução de tributos promovida pelo governo anterior.

BANCO CENTRAL – Verdade seja dita o candidato Lula sempre criticou os juros praticados por um Banco Central autônomo. Eleito presidente faz o que fez durante a campanha: critica os juros altos praticados pelo Banco Central para conduzir a inflação à meta estabelecida. Em resumo, o presidente está fazendo o que pode. Acho até que irão aumentar a meta de inflação. Quando isso acontecer terei prazer em marcar “tarefa cumprida” nesse item.

Estou na dúvida se incluo no rol de promessas cumpridas a suspensão da entrada em vigor do Novo Ensino Médio. Por hora vou marcar apenas como “quase lá”.

Existem outros exemplos que podemos citar: a volta do BNDES com taxas subsidiadas, a pouca ênfase na agenda microeconômica (notadamente nos marcos legais que promovam e fortaleçam o investimento privado), a volta das invasões das propriedades rurais, a maior indexação do gasto público, mas creio que os exemplos que dei já ilustram o ponto do texto.

CUMPRINDO PROMESSAS – Enfim, com 100 dias de governo posso dizer que, em relação a agenda econômica, o presidente Lula está fazendo tudo que prometeu que faria durante a campanha.

Acredito que quem votou em Lula esteja feliz, afinal é bom eleger alguém que cumpra suas promessas. Certamente existem os descontentes como eu que acreditam que essa agenda econômica irá nos levar a mais um fracasso. Mas eu pertenço ao campo derrotado nas eleições.

Existem também os maus telepatas, os frustrados, os que achavam que teriam espaço no governo e foram deixados de lado, os que queriam que o presidente esquecesse as promessas de campanha, mas a esses lembro que não foram enganados, votaram num candidato que, até o momento, cumpre as promessas de campanha. Na próxima vez pensem bem antes de apoiar um candidato…. talvez ele esteja falando a verdade.

(Artigo enviado por Mário Assis Causanilhas)

Em destaque

PSB quer apoiar Lula disputando a reeleição com Alckmin de vice

Publicado em 15 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Siqueira diz que Alckmin deve ser mantido na chap...

Mais visitadas