Andréia Sadi
g1 Brasília
O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) entrou na mira dos próprios aliado. Ainda na campanha eleitoral, o então candidato já dizia nos bastidores que nunca foi um “bolsonarista raiz”, o que começou a irritar bolsonaristas.
A primeira trinca na imagem de Tarcísio se deu em setembro, durante a campanha eleitoral, quando o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) atacou a jornalista Vera Magalhães.
CRÍTICA AO DEPUTADO – Na ocasião, Tarcísio alegou que não viu o ocorrido, mas criticou a postura do correligionário, sem citar o nome dele. Depois, em entrevista, classificou de “desnecessário” o que deputado bolsonarista fez.
Nesta segunda-feira (dia 6), o governador eleito disse em entrevista para a CNN “nunca” ter sido “bolsonarista raiz”—e nem Bolsonaro nem bolsonaristas gostaram dessa declaração.
Para o presidente e seu entorno mais radical, Tarcísio quer tentar se distanciar com intenção de virar candidato a presidente em 2026. Para Bolsonaro e bolsonaristas, o governador eleito está traindo quem patrocinou a sua candidatura.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Nada de novo no front ocidental. O governador eleito Tarcísio de Freitas tem luz própria desde a juventude, quando se formou no IME (Instituto Militar de Engenharia), com a maior média histórica da instituição. Fez brilhante carreira no Exército e depois na administração pública, por méritos próprios. Seria de se estranhar se ele não descolasse de Bolsonaro, depois das atitudes despropositadas do presidente que o presidente vem adotando desde a campanha. Como todos sabem, o maior responsável pela vitória de Lula foi o próprio Bolsonaro. Já tocamos neste assunto aqui na Tribuna e vamos voltar a ele. (C.N.)