Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, dezembro 30, 2022

Nova teoria bolsonarista fala em “jogada de mestre”, com “Augusto Heleno presidente”

Publicado em 30 de dezembro de 2022 por Tribuna da Internet

General Augusto Heleno fará parte do Conselho da República - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

No delírio bolsonarista, Heleno teria assumido a Presidência

Johanns Eller
O Globo

O pronunciamento de Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira (30), poucas horas antes de embarcar para os Estados Unidos antes do término do mandato, provocou inicialmente frustração entre apoiadores do presidente derrotado, que aguardavam por alguma sinalização golpista para impedir a posse de Lula no próximo domingo. O clima, no entanto, mudou rapidamente a favor de Bolsonaro.

Em pouco tempo, uma narrativa se alastrou pelos grupos de WhatsApp e Telegram a favor do presidente e de bandeiras antidemocráticas: o líder demissionário teria deixado o Brasil em uma “jogada de mestre” para que as Forças Armadas possam intervir e impedir que Lula vista a faixa, sem responsabilizar Bolsonaro por qualquer golpe.

“ENXADRISTA” – A estratégia de emplacar a imagem de Bolsonaro como um “enxadrista” é comum em ocasiões de grande frustração da militância, como ocorreu quando o presidente recuou das declarações golpistas e assinou uma carta escrita por Michel Temer após o 7 de setembro de 2021.

Desde que Bolsonaro se recolheu após a derrota para Lula em outubro, o universo bolsonarista nas redes desenvolveu uma espécie de fixação em encontrar “mensagens ocultas” alegadamente sinalizadas pelo presidente em fotos e vídeos publicados pelo presidente.

Não foi diferente com a live desta sexta-feira. Ao final da transmissão ao vivo, um auxiliar apontou a câmera para o chão. Neste momento, ouve-se uma voz masculina dizer “selva!”, um grito de guerra militar popularizado entre bolsonaristas. Apoiadores do presidente garantiram em grupos se tratar de uma incitação cifrada a favor de uma intervenção ou da ocupação de quartéis pelos militantes.

SUN TZU ADAPTADO – “Do livro ‘A Arte da Guerra’: Quando capaz, finja ser incapaz; quando pronto, finja estar longe; quando longe, façam acreditar que está próximo”, diz uma arte compartilhada em dezenas de grupos em referência à obra atribuída ao estrategista militar chinês Sun Tzu.

Para afiançar ainda mais a teoria conspiratória, bolsonaristas espalharam boatos de que Bolsonaro havia passado o comando do país ao seu ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, por meio de um decreto – o que é inconstitucional. Mas a fake news provocou uma corrida de apoiadores ao Diário Oficial da União.

“Aos pés frios daqui do grupo de plantão, leiam o Diário Oficial de hoje. Bolsonaro passou todo o poder para o GSI, ou seja, quem dá as cartas no Brasil a partir de agora é o General Heleno. É ele quem está com a faca e o queijo nas mãos!”, respondeu um bolsonarista a militantes decepcionados. “General Heleno é o presidente da República. Ele é o melhor estrategista do país, talvez do mundo”, publicou outro militante.

GENERAL HELENO – “Não vai ter Lula. Parem de cair na lábia de quem quer derrotar o Brasil. Para que colocar isto [críticas a Lula] aqui? General Heleno é quem vai ficar no poder. O presidente precisava sair do Brasil, agora o Exército tomará conta”, escreveu uma administradora do grupo “Patriotas bolsonaristas unidos – Deus, Pátria, Família e Liberdade” no Telegram.

“Em um dia de governo sob o General Heleno, o Brasil vai evoluir 100 anos!”, bradou um bolsonarista.

A tese conspiratória se espalhou por mais de dez grupos bolsonaristas monitorados pela equipe da coluna no Telegram. Não há, claro, qualquer publicação no Diário Oficial nesse sentido. Resta saber qual será a narrativa bolsonarista da vez uma vez empossado Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo domingo, cumprido o rito constitucional – e sem a passagem de faixa entre presidentes pela primeira vez desde 1985.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Esses adoradores de Bolsonaro são altamente criativos. Se houvesse Oscar de Criatividade, eles ganhariam com a maior facilidade. Como não existe essa categoria, poderiam se inscrever no Oscar de Efeitos Especiais. (C.N.)

Publicado em  9 Comentários | 

Em destaque

Desvendando o Enigma do Vice-Prefeito Inoperante e Contradizente: Uma Análise Detalhada

                 Agora sendo candidato a pré-perfeito em 2024, será que a memória do eleitor é tão curta                                    ...

Mais visitadas