Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, fevereiro 22, 2022

Partidos e a fidelidade obrigatória:federações irão vingar no Brasil?

 em 22 fev, 2022 4:03

 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Até o presente momento, apenas o PT, através do pré-candidato a presidente Lula, tenta de forma mais consistente formar uma federação de Partidos que, entre outros pontos, obriga o mínimo de quatro anos de filiação de cada partido e a abrangência nacional.

Mesmo assim, a federação sonhada pelo PT não saiu do papel, como também a do PSDB com o Cidadania – anunciada na semana passada – além de outros partidos que conversam entre si, mas nenhum deles apresentarem formalmente ao TSE a concretização da federação.

Embora pareça que seja um caminho bom para o fortalecimento de alguns Partidos, a maioria sobrevive numa pasta sob o comando de uma liderança que troca de apoios eleitorais em troca de cargos e tudo mais. O Brasil tem mais de 30 Partidos registrados e outras dezenas em formação. É um território livre para a barganha eleitoral.

Pelo conceito, a federação partidária tem que ser algo mais duradouro com o compromisso firmado no mínimo de quatro anos, sob pena de punição dos Partidos, e para os políticos a perda dos respectivos mandatos em caso de mudança partidária.

Parece que o pré-candidato a presidente Lula, caso seja eleito, enxerga a federação como uma maneira de eleger uma bancada forte no Congresso Nacional. Não se pode chamar de “esquerda” essa federação que o PT tenta com o PSB, PCdoB e PV. O projeto de Lula é, no máximo, de centro. É só lembrar a política econômica implantada por ele que não difere da política neoliberal do PSDB.

A verdade é que, após o fim das coligações proporcionais, o jogo eleitoral mudou muito para alguns Partidos que concentravam seus votos, como por exemplo, numa só candidatura a deputado federal e se elegia por conta dos votos dos outros deputados da coligação. A federação, na prática, ajudará a retornar este modelo de coligação entre os partidos da referida federação.

Os pequenos Partidos, que amargaram muito na última eleição municipal pela falta de coligação, vislumbram a federação como uma tábua de salvação. Porém, as “lideranças” que comandam estes Partidos sabem que o remédio amargo da federação que pode salvá-los é que a fidelidade obrigatória de quatro anos acaba com o poder de barganha de eleição em eleição. E aí as vidas destas “lideranças” ficarão mais difíceis… É aguardar.

 

 

Data palíndromo 22 02 2022: místicos falam em abertura de portal Muitos místicos acreditam que hoje – 22.02.2022 – o número marcará a abertura de um portal cheio significados e energia, mas também se trata de uma data palíndromo – número ou palavra que permanece igual, quando lida de trás pra frente. O “fenômeno”, também conhecido como capicua, é raro: só acontecerá mais uma vez neste século, nesta terça, 22 de fevereiro de 2022 (22). Depois, só quem estiver vivo em 21 de dezembro de 2112 (12) poderá presenciar novamente.A primeira data palíndromo do século 21 foi em 20 de fevereiro de 2002 (02). Aqui: https://www.sonoticiaboa.com.br/2022/02/19/data-palindromo-22-02-2022-semana-misticos-portal

Advertência O blog faz uma importante advertência ao clero da arquidiocese de Aracaju: você que é membro do clero e se cala por mero oportunismo ao não defender os seus companheiros de batina, lembre-se que a próxima vítima poderá ser você. Numa relação de interesse, quando não tiver mais nada a ofertar, você será descartado como os demais. Quem só pensa em dinheiro não está preocupado com a pessoa humana.

 


Aracaju sem gestão: Galerias de arte abandonadas. Palácio Inácio Barbosa abandonado quando deveria virar um museu Ontem, 21, circulou pelas redes sociais o vídeo abaixo feito por um cidadão mostrando o abandono da galaria Álvaro Santos, em pleno centro da cidade. Ao lado da galeria tem também o Palácio Inácio Barbosa que deveria virar um museu. Porém, Inácio Barbosa é só lembrando no aniversário da cidade para a politicagem como será neste ano eleitoral em 17 de março. Tem também a galeria da Orla de Atalaia que está também abandonada construída no governo João Alves. Só um lembrete: naquela época o governador colocou o nome da filha, Ana Alves. Hoje não pode mais. É reformar e mudar para um nome de um artista local, já falecido.

Tocador de vídeo
00:00
01:02


Sabatina na Academia Sergipana de Letras. Já pensou se tivesse uma sabatina p/ entrar na ASL? Sobre os escritores históricos de Sergipe? Vixe Maria, a academia familiar não iria aguentar! Hoje a academia – com raríssimas exceções, inclusive alguns imortais insatisfeitos que não aparecem mais – são parentes de todos os tipos, mulher, sobrinha, primo, filho. E os livros? Deixe para lá. A Academia era para discutir cultura em todas as suas formas, como está se abrindo a Academia Brasileira de Letras. Discutem tudo, menos cultura em Sergipe.

João Daniel diz que defende transparência no orçamento público. Certo, então não apoia o senador petista que deu o voto decisivo para o orçamento secreto de Bolsonaro? Em resposta a uma tuitada do blog sobre o “orçamento para poucos” do senador Rogério Carvalho o deputado federal, João Daniel, PT, escreveu: “Sempre defendi e defenderei transparência e orçamento público com participação da população. Aliás, foi o PT @LulaOficial quem mais garantiu fortalecer as instituições e transparência.” Certo, então para ser coerente João Daniel não apoia Rogério Carvalho, aquele senador que deu o voto decisivo para o orçamento secreto de Bolsonaro? Agora ele é conhecido em Sergipe como o “senador do orçamento para poucos que apoiou o sumidouro do erário.” Arrepare, Osmário!

Será no dia 9 de março que o TJSE fará escolha do novo (a) desembargador (a) Ontem este espaço divulgou que o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, marcou para a próxima sexta-feira, 25, numa sessão extraordinária para o processo de escolha do desembargador que ocupará a vaga em aberto no TJ deixada pela desembargadora aposentada em novembro passado, Maria Angélica França e Souza. O blog foi informado que em outro documento o Tribunal marcou para o dia 9 de março numa sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Justiça para a escolha. Nomes São nove juízes de Direito inscritos para promoção por merecimento: José Anselmo de Oliveira, Sérgio Menezes Lucas, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, Simone de Oliveira Fraga, João Hora Neto, Fernando Clemente da Rocha, Maria da Conceição da Silva Santos, Manoel da Costa Neto e Edivaldo dos Santos.

INFONET

Em destaque

Deputado e pai brigam por fazenda na Bahia: “Inimigo pessoal”

  Foto: Vinicius Loures/Arquivo/Câmara dos Deputados O deputado Ricardo Maia 06 de novembro de 2024 | 11:50 Deputado e pai brigam por fazend...

Mais visitadas